Filtrar


Questões por página:
Um IDS pode ser utilizado para detectar uma série de tipos de ataques, incluindo mapeamento de rede (provido, por exemplo, de nmap), escaneamento de portas, escaneamento de pilha TCP, ataques de inundação de banda larga DoS, worms e vírus, ataques de vulnerabilidade de OS e ataques de vulnerabilidade de aplicações. Atualmente, milhares de organizações empregam sistemas IDS. Muitos desses sistemas implementados são patenteados, comercializados pela Cisco, Check Point, e outros fornecedores de equipamentos de segurança. Mas muitos desses sistemas IDS implementados são sistemas de domínio público. KUROSE, James F. Redes de computadores e Internet: Uma abordagem top-down, São Paulo: Addison Wesley,2010. p.542
Considerando as informações apresentadas, sobre sistema de detecção de intrusos IDS, marque a única alternativa CORRETA. Qual das aplicações/sistemas a seguir é nativamente um IDS de domínio público?

Os N-IDS ou Sistemas de Detecção de Intrusão baseados em Redes utilizam métodos para informar e bloquear as intrusões. Considere os métodos abaixo.

I. Reconfiguração de dispositivos externos: um comando é enviado pelo N-IDS a um dispositivo externo (com um filtro de pacotes ou um firewall) para que se reconfigure imediatamente e possa bloquear uma intrusão. Esta reconfiguração é possível através do envio de dados que expliquem o alerta (no cabeçalho do pacote).

II. Envio de um trap SMTP a um supervisor externo (armadilha SMTP): é enviado um alerta (e detalhes dos dados envolvidos) em forma de um datagrama SMTP para um console externo.

III. Registro (log) do ataque: cria um backup dos detalhes do alerta em um repositório, incluindo informações como o registro da data, o endereço IP do intruso, o endereço IP do destino, o protocolo utilizado e a carga útil.

IV. Armazenamento de pacotes suspeitos: os pacotes originais capturados e/ou os pacotes que desencadearam o alerta são guardados.

V. Envio de um ResetKill: construção de um pacote de alerta IP para forçar o fim de uma conexão (válido apenas para as técnicas de intrusão que utilizam o protocolo de aplicação IP).

Estão corretos os métodos

Considere que um Sistema de Detecção de Intrusão (Intrusion Detection System − IDS) de um Tribunal foi configurado para realizar certo tipo de detecção. Um usuário, que sempre realiza o acesso à Internet no horário comercial, está sendo monitorado pelo IDS. Este IDS passou uma semana criando o perfil deste usuário e, a partir do último dia daquela semana, começou a empregar em seu perfil o horário comercial como o permitido para a utilização da Internet. Certo dia, após a detecção estar ativa, o usuário quis acessar a Internet durante a madrugada para entregar um relatório importante. Como este comportamento não estava de acordo com o perfil criado, a resposta a esta detecção realizada pelo IDS foi o bloqueio do acesso à Internet para aquele usuário. Neste caso, o IDS detectou um falso positivo. Embora isso possa ocorrer, pois o comportamento de usuários e sistemas pode variar amplamente, este tipo de detecção pode identificar novas formas de ataques.


O tipo relatado é denominado Detecção

IDS (Intrusion Detections System) e IPS (Intrusion Prevention System) são componentes essenciais nos ambientes corporativos na atualidade. Um IDS tem a capacidade de detectar diversos tipos de ataques e intrusões, auxiliando na proteção do ambiente, sendo que a sua localização é um ponto muito importante a ser definido com bastante cuidado. Já o IPS, não apenas detecta, como também tem a capacidade de prevenir esses tipos de ataques. HIDS (Host-Based Intrusion Detection System – Sistema de Detecção de Intrusão baseado em Host) e NIDS (Network-Based Intrusion Detection System – Sistema de Detecção de Intrusão baseado em Rede) são dois tipos primários de IDS. Sobre NIDS e HIDS, analise as afirmativas a seguir.

I. O NIDS pode verificar o sucesso ou a falha de um ataque, com base nos registros (logs) do sistema.
II. O HIDS é independente da topologia da rede, podendo ser utilizado em redes separadas por switches.
III. HIDS não causa impacto no desempenho da rede.
IV. Com o HIDS, o monitoramento pode ser fornecido por múltiplas plataformas.
V. Com o NIDS funcionando, é difícil que um hacker possa apagar seus rastros, caso consiga invadir um equipamento.

Estão corretas apenas as afirmativas
mostrar texto associado
Um IDS (intrusion detection system) é capaz de procurar e detectar padrões de ataques em pacotes trafegados em uma rede local por meio de assinaturas de ataques conhecidos.