Filtrar


Questões por página:
Vigas são elementos estruturais sujeitos basicamente a esforços de flexão. Por serem elementos empregados para vencer vãos na horizontal, são muito solicitados em termos de esforços, uma vez que necessitam ter condições de transferir forças, geralmente verticais, para os apoios através de um caminhamento horizontal.
Faça a correlação entre a denominação da viga e sua característica, numerando os parênteses.
Denominação
1 – Vigas de alma cheia
2 – Vigas alveolares 3 – Vigas em forma de treliça 4 – Vigas Vierendeel
Característica
( ) São formadas por duas mesas interligadas por uma alma e se caracterizam pelo acentuado afastamento entre as mesas.
( ) São obtidas a partir de perfis tipo I, normalmente por recorte longitudinal das almas, na forma de ameias, com posterior deslocamento e soldagem, ou mesmo por meio da execução de aberturas nas almas desses perfis.
( ) São constituídas por barras coplanares articuladas entre si e submetidas a cargas nodais, onde as barras podem-se articular por meio de ligação direta, em que as barras são diretamente fixadas umas às outras por soldagem, ou ligação indireta, nas quais as barras são fixadas umas às outras por chapas Gousset.
( ) São compostas de barras resistentes na forma de quadros, unidas entre si por meio de ligações rígidas, que devem resistir às forças normais de cortantes e também aos momentos Fletores.

A sequência CORRETA de caracterização das vigas é, de cima para baixo:

Corrosão é definida como o conjunto de alterações físico-químicas que uma substância sofre pela ação de determinados agentes da natureza. Na prática, o termo foi apropriado para designar as reações existentes entre os metais e os agentes agressivos externos. A corrosão é um processo natural, espontâneo. A proteção contra a corrosão, no entanto, não é natural, deve ser aplicada e tem impacto econômico. Para cada forma de corrosão, há métodos de proteção mais adequados. Um dos métodos de proteção é a Formação de Produto de Corrosão Protetora na qual o produto inicial é uma camada aderente, porosa ou não, de espessura entre 1 milionésimo de milímetro e 1 milésimo de milímetro.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao processo de proteção por este método.

Analise o seguinte diagrrama:


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: BONJARDIM, T.; FERNANDES, Danielle. Curso Básico de Concreto Armado.

Este diagrama de deformação representa um cenário no qual:

A Engenharia de Construção Civil e Montagem ou denominada simplesmente de EXECUÇÃO abrange vários serviços. Nela, a fixação de preços se dá de acordo com as modalidades apresentadas abaixo na coluna “MODALIDADE”. Na coluna “DEFINIÇÃO”, encontram-se as descrições de cada modalidade. Relacione aas colunas, numerando os parênteses.
Modalidade
1 - EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO
2 - EMPREITADA GLOBAL 3 - EMPREITADA INTEGRAL 4 - POR ADMINISTRAÇÃO CONTRATADA 5 - SISTEMA MISTO 6 - TAREFA
Definição
( ) Destinados em geral para serviços de pequena monta. ( ) O construtor assume todas as despesas do início ao fim, até a entrega das chaves ou do empreendimento, funcionando para início da operação. ( ) Parte é paga por preços unitários e as demais por administração ou pelo sistema de reembolso. ( ) As quantidades dos serviços são previamente determinadas, arcando o construtor com os riscos de um eventual erro na quantificação de cada serviço. ( ) Taxa de Administração sobre os custos gerais da obra, sendo cobrada uma taxa, previamente estabelecida, a ser aplicada mensalmente sobre os gastos da obra. ( ) O Custo Direto é composto pela soma de todos os custos unitários mais todos os custos diretamente relacionados com a produção.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Sobre os procedimentos executivo aplicados para estacas pré-moldadas de concreto, analise as afirmativas a seguir:



I- A cravação é normalmente executada com martelo de queda livre, devendo o peso do martelo ser, no mínimo, igual a 70% do peso total da estaca, e não menor do que 20kN.


II- A folga máxima do martelo e do capacete é de 5,0cm em relação às guias do equipamento.


III- É permitido o aproveitamento das sobras de estacas resultantes da diferença entre a estaca efetivamente levantada e à estaca arrasada, desde que tenha um comprimento mínimo de 1,50m.


IV- Para o preparo de cabeça e ligação com o bloco de coroamento o uso de marteletes leves (Potência <1000 Watts) é permitido para seções inferiores a 380cm2 .


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):