Filtrar


Questões por página:
Considere uma viga simplesmente apoiada em dois pilares idênticos, submetida a uma carga vertical B (centro da viga) uniformemente distribuída, sendo A e C os extremos da viga, representados pela figura abaixo. Sobre isso, assinalar a alternativa CORRETA:
Imagem associada para resolução da questão
Em relação às tensões e aos coeficientes de segurança para dimensionamento de estruturas, analisar os itens abaixo:
I. A noção de coeficiente de segurança nasce de forma intuitiva, visando dotar o sistema estrutural de uma capacidade adicional, que funciona como reserva estratégica e que não é para ser usada. II. Quando se aplica o coeficiente de segurança à resistência média, tem-se a resistência admissível.
III. Intuitivamente, divide-se o conceito de coeficiente de segurança em dois coeficientes, ou seja, um para as cargas e outro para os materiais, sendo que este último varia de material para material. IV. Uma razão possível para a utilização de grandes coeficientes de segurança, como quatro, por exemplo, é o fato de, no teste, a prova ser estática e de, no uso diário, existirem forças dinâmicas que aumentam momentaneamente as tensões.
Está(ão) CORRETO(S):
Analisar a viga simplesmente apoiada com carga concentrada e assinalar a alternativa que indica CORRETAMENTE a reação de apoio vertical (VB) no ponto B:
Imagem associada para resolução da questão
Com base na viga simplesmente apoiada com carga concentrada abaixo, assinalar a alternativa que indica CORRETAMENTE o seu grau de hiperestaticidade:

Imagem associada para resolução da questão
A determinação das reações de apoio em uma estrutura deve ser precedida pela classificação desta em relação à estaticidade. Desse modo, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Estrutura hiperestática. (2) Estrutura isostática. (3) Estrutura hipostática.
( ) Imagem associada para resolução da questão ( ) Imagem associada para resolução da questão ( ) Imagem associada para resolução da questão