Filtrar


Questões por página:
As máquinas de fluxo que utilizam líquido como fluido de trabalho são:

Um motor elétrico de 20 kW cuja eficiência é de 80 % move uma bomba de água. A vazão é de 30 litros por segundo. O diâmetro da tubulação é constante e a diferença das cotas entre os pontos (A) e (B) é desprezível. A pressão manométrica na entrada (A) e na saída (B) valem, respectivamente, 100 kPa e 400 kPa. Considerando a eficiência da bomba 75% e o peso específico da água y = 10 kN/m3 , a perda de carga (em metros) entre os pontos (A) e (B) é:

A cavitação pode ser evitada se a pressão em todos os pontos da máquina de fluxo for mantida:
Num sistema fluidodinâmico, a associação em paralelo de bombas permite:

A figura mostra um circuito hidráulico empregado para movimentar um cilindro hidráulico que deve realizar uma força F, enquanto a haste está sendo distendida.



Sobre o funcionamento desse circuito, considere as afirmativas a seguir:

I - A velocidade da haste do cilindro pode ser controlada, apesar de a bomba fornecer uma vazão Q3 constante, pois a válvula reguladora de vazão ajustável regula a vazão induzida Q2 da saída do fluido da câmara do lado da haste do cilindro.
II - A força máxima que o cilindro pode realizar é limitada, pois quando a pressão p3 atinge o valor regulado na válvula limitadora de pressão, parte do fluido é levado ao tanque, impedindo o aumento da força.
III - Quando os solenoides s1 e s2 não estão acionados, o êmbolo da válvula direcional se posiciona na posição central. Já que na construção indicada na figura o êmbolo fecha as vias da válvula, o fluido da bomba é direcionado ao tanque através da válvula limitadora de pressão, pois como o fluido que sai da bomba é obstruído na válvula direcional, a pressão p3 atinge o valor que abre a válvula limitadora.

Está correto o que se afirma em: