Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A associação de bombas em paralelo permite flexibilidade operacional, pois se pode retirar ou colocar qualquer das bombas em funcionamento em função das necessidades, com a vantagem de não ocorrer interrupção completa caso haja falha em uma das bombas. Nesse caso, ocorreria apenas uma redução da vazão do fluido bombeado pelo sistema.
mostrar texto associado

A curva A+A mostrada na figura abaixo resulta da associação em série de duas bombas iguais A.

mostrar texto associado
Para instalações hidráulicas de alturas elevadas, é recomendável a associação de bombas em série e, para maiores vazões, associação em paralelo.


O gráfico acima apresenta as curvas caraterísticas de uma bomba centrífuga e do sistema hidrônico atendido por essa bomba. Assinale a opção que representa, respectivamente, os valores corretos do diâmetro do impelidor, elevação total de pressão e potência, no caso de se manter uma vazão de 5 L/s.

Um motor elétrico de 20 kW cuja eficiência é de 80 % move uma bomba de água. A vazão é de 30 litros por segundo. O diâmetro da tubulação é constante e a diferença das cotas entre os pontos (A) e (B) é desprezível. A pressão manométrica na entrada (A) e na saída (B) valem, respectivamente, 100 kPa e 400 kPa. Considerando a eficiência da bomba 75% e o peso específico da água y = 10 kN/m3 , a perda de carga (em metros) entre os pontos (A) e (B) é: