Filtrar


Questões por página:

A figura mostra um circuito hidráulico empregado para movimentar um cilindro hidráulico que deve realizar uma força F, enquanto a haste está sendo distendida.



Sobre o funcionamento desse circuito, considere as afirmativas a seguir:

I - A velocidade da haste do cilindro pode ser controlada, apesar de a bomba fornecer uma vazão Q3 constante, pois a válvula reguladora de vazão ajustável regula a vazão induzida Q2 da saída do fluido da câmara do lado da haste do cilindro.
II - A força máxima que o cilindro pode realizar é limitada, pois quando a pressão p3 atinge o valor regulado na válvula limitadora de pressão, parte do fluido é levado ao tanque, impedindo o aumento da força.
III - Quando os solenoides s1 e s2 não estão acionados, o êmbolo da válvula direcional se posiciona na posição central. Já que na construção indicada na figura o êmbolo fecha as vias da válvula, o fluido da bomba é direcionado ao tanque através da válvula limitadora de pressão, pois como o fluido que sai da bomba é obstruído na válvula direcional, a pressão p3 atinge o valor que abre a válvula limitadora.

Está correto o que se afirma em:

Um sistema empregado no teste de uma bomba centrífuga à velocidade nominal de 1750 rpm, obteve uma pressão de sucção ps de 0,1 MPa e uma pressão de descarga pd igual a 1 MPa. O líquido é água a 50 oC e os diâmetros dos tubos de aspiração e de descarga são de 150 mm.

Presumindo que a aceleração da gravidade g é de 10 m.s-2,assinale a alternativa que indica a altura de carga líquida da bomba.

O fenômeno que consiste na formação e subsequente colapso, ao longo do escoamento de um líquido, de bolhas ou cavidades preenchidas por vapor de líquido, denomina-se
mostrar texto associado
O citado medidor não permite medir a quantidade de água condensada depositada em um tanque de óleo, pois a reflexão da onda na interface óleo/água interferiria nas outras reflexões, dificultando a interpretação dos resultados.
mostrar texto associado
A monitoração do nível do tanque é mais precisa medindo-se a lâmina de líquido (do fundo à superfície) do que a de ar acima da superfície (da tampa do tanque à superfície).