Filtrar


Questões por página:
A gerência do processador é uma das atividades mais importantes em um sistema multiprogramável. Uma política de escalonamento deve ser estabelecida para determinar qual processo será escolhido para fazer uso do processador.

Com relação a essa política, considere as afirmações abaixo.

I - O escalonamento preemptivo é caracterizado pela possibilidade de o sistema operacional interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de espera, com o objetivo de colocar outro processo em execução.

II - Com o uso da preempção, é possível ao sistema priorizar a execução de processos, como no caso de aplicações de tempo real onde o fator tempo é crítico.

III - No escalonamento não preemptivo, quando um processo está em execução nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador.

IV - O escalonamento FIFO (First-In First-Out) é um exemplo de escalonamento não preemptivo no qual o processo que chega primeiro ao estado de pronto é colocado em execução e só perde o uso do processador quando termina seu processamento ou quando executa instruções do próprio código que ocasionam uma mudança para o estado de pronto.

É correto APENAS o que se afirma em
Popular tablet operating systems include the Honeycomb, version of Google Android, mobile versions of Windows 7 and XP, and Apple's iPad OS. All of these operating systems have distinct advantages and disadvantages and all feature proprietary app stores which expand the capabilities of tablets.
Apps include everything from games to specialized word processors and even instruments. Generally, apps make use of a tablet's touchscreen to deliver an experience that a user couldn't get from a typical computer.

Sobre o texto acima, é INCORRETO afirmar:
NÃO é uma função do sistema operacional:
Em relação a arquiteturas de sistemas operacionais, é correto afirmar que:
Com relação às características e funções básicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes.

As principais funções do núcleo de um sistema operacional são as seguintes: tratamento de interrupções; criação, eliminação, sincronização e comunicação entre processos; gerência de memória e gerência de arquivos.