Filtrar


Questões por página:
Sobre sistemas operacionais, considere:

I. No kernel 2.6 do Linux, o escalonador possui 64 níveis de prioridade. Sendo 0 a menor prioridade, as prioridades de 0 a 32 são para processos de tempo real e, de 33 a 63, para os demais processos de usuário.

II. No Linux, as operações READ são síncronas e bloqueantes, pois existe a suposição de que o processo que executou a operação necessita dos dados para continuar, o que confere às operações de leitura maior prioridade em relação as operações de escrita.

III. Na família Windows NT, o escalonador utiliza múltiplas filas e os processos interativos (I/O bound) possuem prioridade sobre os CPU bound. O escalonamento é baseado em prioridades, no qual cada thread possui uma prioridade, que varia de 0 a 31, onde 0 é a menor prioridade.

IV. No Windows, independentemente de haver um ou vários processadores, existirá apenas uma fila de processos aptos; entretanto, a existência de múltiplos processadores permitirá o paralelismo físico na execução das threads.

É correto o que consta em
mostrar texto associado
Em sistemas operacionais preparados para redes locais, na situação em que um processo precise manter comunicação com outro que está em outro computador na rede, é necessário realizar procedimentos específicos, como a troca de mensagens por meio de uma comunicação estabelecida.
mostrar texto associado
Quando um processo é enviado para a memória de um computador, o sistema operacional controla o tamanho de memória que é alocado ao processo. Esse tamanho é estático para processos que fazem uso de I/O no computador em questão.
Em sistemas com multiprogramação, inicialmente um novo processo é inserido na fila de prontos. Este processo aguarda até ser selecionado para execução ou ser despachado. Uma vez que o processo seja alocado à CPU, eventos podem ocorrer. Analise as afirmativas sobre o processo.

I. pode emitir uma solicitação de I/O e então ser inserido em uma fila de I/O.

II. pode criar um novo subprocesso e esperá-lo terminar.

III. pode ser removido forçosamente da CPU, como resultado de uma interrupção, e ser devolvido à fila de prontos.

Está correto o que se afirma em
A gerência do processador é uma das atividades mais importantes em um sistema multiprogramável. Uma política de escalonamento deve ser estabelecida para determinar qual processo será escolhido para fazer uso do processador.

Com relação a essa política, considere as afirmações abaixo.

I - O escalonamento preemptivo é caracterizado pela possibilidade de o sistema operacional interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de espera, com o objetivo de colocar outro processo em execução.

II - Com o uso da preempção, é possível ao sistema priorizar a execução de processos, como no caso de aplicações de tempo real onde o fator tempo é crítico.

III - No escalonamento não preemptivo, quando um processo está em execução nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador.

IV - O escalonamento FIFO (First-In First-Out) é um exemplo de escalonamento não preemptivo no qual o processo que chega primeiro ao estado de pronto é colocado em execução e só perde o uso do processador quando termina seu processamento ou quando executa instruções do próprio código que ocasionam uma mudança para o estado de pronto.

É correto APENAS o que se afirma em