Questões de Concurso
Filtrar
94 Questões de concurso encontradas
Página 17 de 19
Questões por página:
Em relação à violência contra a mulher, julgue o item subsequente.
A violência contra a mulher não se caracteriza, necessariamente, pela violência física.
Em relação à violência contra a mulher, julgue o item subsequente.
A violência contra a mulher sempre pode ser enquadrada como violência doméstica.
Considere o trecho:
A beleza, o mistério e a pompa dos terreiros de umbanda e candomblé pelo Brasil afora, em particular na Bahia, vêm de longe, no tempo e no espaço. Nasceram da cultura e da religiosidade dos negros que deixaram tantas outras marcas profundas em nossa sociedade, desde que foram retirados à força de suas comunidades e aqui desembarcaram em finais do século XVI, trazendo crenças e ritos cuja prática muitas vezes lhes custou caro.
CALAINHO, Daniela Bueno. Nossa história. São Paulo/Rio de Janeiro: Vera Cruz; Biblioteca Nacional. Ano 2, n.18, abr.2005, p.67.
Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
“Com a criação da Capitania do Cabo Norte, os administradores adotaram uma política de defesa para garantir as possessões já ocupadas militarmente e levar adiante a constmção de fortificações que dessem segurança às tropas e às populações da região.” (CARVALHO, Jõao Rênor Ferreira de. Momentos de História da Amazônia. Imperatriz: Ética,1998, p.182).
Sobre a construção dessas fortificações, assinale a proposição CORRETA.
Segundo estimativas de Vicente Sales, havia em Macapá, no ano de 1788, cerca de setecentos e cinquenta escravos africanos, sendo a fuga de escravos uma realidade constante. Sobre a problemática da fuga de escravos em Macapá, analise as afirmativas que seguem.
I - As fugas de escravos para a Guiana Francesa começaram no momento em que por decreto, o governo Francês aboliu a escravidão definitivamente em suas colônias.
II - Apesar das fugas constantes entre Grão-Pará e Guiana Francesa as autoridades de ambos os lados não costumavam trocar os fugitivos capturados.
III - Havia receio por parte do governo do Grão-Pará de que os franceses procurassem atrair e envolver os negros fugitivos nos seus propósitos de expansão de suas fronteiras.
IV - As fugas de escravos para a Guiana Francesa se intensificaram desde o término da Cabanagem, engrossadas por desertores, réus de polícia, vadios e quilombolas.
Estão CORRETAS