Filtrar


Questões por página:

Procurando apreender as mudanças de conceituação que envolvem o termo “patrimônio”, podemos afirmar que este surge intimamente relacionado ao surgimento do estado-nação.

Diante do contexto do surgimento do estado-nação e das políticas públicas de patrimônio, assinale a afirmativa em que o conceito de patrimônio encontra-se corretamente definido:

O crescimento da ultradireita em países da Europa Ocidental, acompanhado de certo desprestígio pela democracia, ainda latente na América Latina, justificariam, segundo o historiador argentino Gonzalo Amézola, a inserção das temáticas da História do Tempo Presente nos currículos escolares. Contudo, algumas dificuldades com relação à sua presença nas salas de aula também podem ser identificadas, de acordo com o mesmo autor (PORTO JR.,2007, p.146-150).

Assinale a alternativa que aborda CORRETAMENTE um problema a ser considerado quando se fala no ensino da História do Tempo Presente na Educação Básica:

A Lei Orgânica do Município de Schroeder, em seu art.10., diz que a administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes do Município, obedece aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e também o seguinte:
XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários:
(__)a de dois cargos de professor. (__)a de um cargo de professor com outro técnico ou científico. (__)a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.
Ao registrar V, para verdadeiras, e F, para falsas, assinale a alternativa com a sequência correta:
A Constituição Federal diz que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família. Por esse caminho, conforme o Censo Escolar da Educação Básica 2022, é correto afirmar que:
Yuval Noah Harari, historiador israelense, estudou 70 mil anos da história humana. Com base nesse estudo, o autor afirmou que os organismos pertencentes à espécie Homo Sapiens começaram a formar estruturas mais elaboradas, denominadas culturas. O desenvolvimento dessas culturas humanas chama-se de história. Três importantes revoluções definiram o curso da história e nos impulsionaram adiante: a Revolução Cognitiva, a Revolução Agrícola e a Revolução Científica
Acerca das ideias defendidas pelo historiador, afirma-se que