Filtrar


Questões por página:
“Pensar a relação entre a Ciência Social e o chamado saber de senso comum implica considerar todo um conjunto de questões teórico-metodológicas articuladas, tais como: a natureza específica das crenças (inter)subjetivas que os atores mantêm acerca dos contextos societários em que estão imersos; o papel ontológico desempenhado por essas crenças na produção, reprodução ou transformação de tais contextos; e, por fim, os modos heuristicamente mais apropriados pelos quais a pesquisa empírica deve lidar com as “sociologias espontâneas” dos agentes leigos, em sua tarefa de elucidação da agência humana e da vida social”.
Adaptado de PETERS, Gabriel. Anthony Giddens entre a hermenêutica e a crítica: o status do conhecimento de senso comum na teoria da estruturação, in Plural, São Paulo,2014, p.169.
Com base no trecho, é correto afirmar que a sociologia como ciência
O desenvolvimento da sociologia no Brasil é dividido em quatro períodos pela maioria dos estudiosos do assunto. O sociólogo e filósofo Nildo Viana, em seu livro Introdução à Sociologia (2006), estabelece os quatro períodos da seguinte maneira: 1) Do final do século XIX até a década de 1930: a fase de elaboração.2) De 1930 até 1945: o início da institucionalização.3) O período da consolidação: a partir de 1945.4) O pleno desenvolvimento da ciência, com aprofundamento dos temas: aproximadamente entre os fins dos anos 1950 e início dos anos 1960. (Disponível em: http://ricardorose.blogspot.com.br/2011/12/o-desenvolvimento-da-sociologia-no.html.)
Sobre esses períodos e suas respectivas características e acontecimentos, assinale a afirmativa a correta.

Texto I


“A Sociologia já passou por um longo percurso no EM, até o estágio atual que ocupa. Na versão da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1996, a função do ensino era fazer manifestar nos alunos a postura crítica. Em alguns outros documentos, a Sociologia fora entendida como matéria responsável pela busca da criticidade dos discentes, para fins de transformação da realidade. Tal ‘transformação da realidade’ perpassou a mentalidade de sociólogos que, por motivos diversos, outorgaram para si próprios a tarefa de corroborar para que seus alunos assimilassem um posicionamento político oposicionista à realidade apresentada.”

(Albuquerque, s/d.)


Texto II
“Analisar a realidade social é uma tarefa árdua, mas necessária nas escolas, pois desconstrói noções prematuras e simplórias. Caso contrário, os alunos poderão sair da escola com seus preconceitos ainda mais reforçados, com baixa autoestima, naturalizando ainda mais a situação social em que vivem sem perspectiva para melhorar socialmente sua vida, sua comunidade e seu país.” (Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n85/07v31n85.pdf.)

Tendo em vista a análise dos textos e a realidade brasileira acerca da sociologia na escola, é correto afirmar que:

O desenvolvimento dos métodos de pesquisa etnográficos, desde os primórdio da moderna ciência sociológica, são um dos grandes legados deixados às ciências humanas. A respeito dos métodos etnográficos assinale a alternativa correta:
“As grandes certezas terminaram. É que com elas entraram em crise as grandes estruturas da riqueza e do poder (e também os grandes esquemas teóricos) (MARTINS,1998). A respeito das mudanças atuais na elaboração do conhecimento no campo das Ciências Sociais, assinale a alternativa correta.