Filtrar


Questões por página:

Considere o seguinte excerto:

O estudo objetivo e sistemático da sociedade e dos comportamentos humanos é um desenvolvimento relativamente recente, cujos primórdios datam de fins do século XVIII. Um desenvolvimento-chave foi o uso da ciência para compreender o mundo – a ascensão de uma abordagem científica ocasionou uma mudança radical na perspectiva e na sua compreensão. Uma após a outra, as explicações tradicionais e baseadas na religião foram suplantadas por tentativas de conhecimento racionais e críticas. [...] O cenário que dá origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas “duas grandes revoluções” da Europa dos séculos XVIII e XIX. [...] A ruptura com os modos de vida tradicionais desafiou os pensadores a desenvolverem uma compreensão tanto do mundo social como do natural. Os pioneiros da sociologia foram apanhados pelos acontecimentos que cercaram essas revoluções e tentaram compreender sua emergência e consequências potenciais.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed,2005. p.27-28.)


Quais são as revoluções a que Anthony Giddens faz referência?

É indiscutível que o conhecimento científico estimula a atitude crítica e, por isso mesmo, em boa medida, contribui para o exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas. Sobre esse posicionamento que consta da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa correta.

Um professor de sociologia para o Ensino Médio pretende provocar em sua classe um debate sobre o senso comum e a contribuição das ciências sociais para o processo de investigação dos fenômenos sociais e o caráter relativo de certas visões ingênuas. Então ele apresenta aos seus alunos a seguinte gravura:

(http://2.bp.blogspot.com/-lGmIzVAaCE/Uwerq5jevmI/AAAAAAAABm0/LyLSWvEUGEY/ s1600/ponto+de+vista.jpg ).

Os seus alunos e alunas constróem uma série de análises sobre a figura. Assinale a alternativa que dentre as afirmações dos auunos não representa uma superação do senso comum.