Questões de Concurso
Filtrar
36 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 8
Questões por página:
Com relação aos fundamentos, às teorias e à sociologia da comunicação, julgue o item a seguir.
O controle, a motivação, a expressão emocional e a informação são as principais funções da comunicação dentro de um grupo ou organização.
A sociologia da comunicação concentra seus estudos no processo interativo, desconsiderando o intercâmbio entre símbolos e significantes.
Dadas as afirmativas acerca do conceito e características da “Indústria Cultural”,
I. O termo designa o fazer cultural e artístico sob a lógica da produção industrial capitalista.
II. O termo “Indústria Cultural” foi desenvolvido pelos intelectuais da Escola de Frankfurt, especialmente Max Horkheimer e Theodor Adorno.
III. A expressão surgiu na década de 1940, no livro Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos, escrito em 1942 e publicado em 1972.
IV. Na Indústria Cultural se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Neste início do século XXI, as preocupações e discursos sobre cultura referem-se às questões de identidade, sexo, subjetividade, sujeito e estrutura, transformações sociais, consequências dos impactos da tecnologia, conhecimento e inovação, entre outros aspectos que levam a diferentes análises e concepções. [...] Mas, para entender os estudos atuais sobre o tema, é preciso conhecer o processo e o caminho trilhado até aqui.
MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização.2. ed. São Caetano/SP: Difusão Editora,2008. p.63-63.
Sobre a evolução do conceito de cultura, é correto afirmar: