Filtrar


Questões por página:
“As caatingas: ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteiao; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante [...]”
CUNHA, Euclides da. Os Sertões: campanha de Canudos.39. ed. corrigida. Rio de Janeiro: Francisco Alves,1999. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000091.pdf. Acesso em: 1 nov.2021. Adaptado.
O trecho acima foi extraído do livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha, na qual descreve o Bio Caatinga. A palavra caatinga significa, em tupi guarani, ‘mata branca’, cor predominante da vegetação durante a estação seca. Logo essa vegetação adaptada a esse clima semiárido é denominada:

“Os movimentos do regolito correspondem a todos os movimentos gravitacionais que promovem a movimentação de partículas ou partes do regolito pela encosta abaixo.”

(Christofoletti, Antônio. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher 1980, p.28.)


De acordo com o exposto e a partir de suas principais características, analise os movimentos a seguir.

I. Conhecido como (creep ou reptação) – corresponde ao deslocamento das partículas, promovendo movimentação lenta e imperceptível dos vários horizontes do solo.

II. É o deslocamento rápido de um bloco de terra, quando o solapamento criou um vazio na parte inferior da vertente. Geralmente ocorrem em vertentes íngremes, sendo comuns nas falésias litorâneas, nas margens fluviais e em muitos cortes de rodovias e ferrovias.

III. É o fluxo coletivo do regolito mais rápido que se conhece, movimentando enormes volumes de materiais. Quanto à composição, pode ser constituída de gelo e neve até as formadas predominantemente de fragmentos rochosos.


Assinale a classificação correta dos movimentos apresentados anteriormente.

O domínio dos cerrados é um espaço territorial marcadamente planáltico em sua área core. Paradoxalmente, é dotado de solos em geral pobres, porém em condições topográficas e climáticas bastante favoráveis [...]. a utilização imediata e pouco racional dos capões de mata “matos grassos” eliminou a cobertura vegetal e estragou os solos, de modo quase irreversível (caso dos capões de matas situados ao norte de Anápolis e do extenso mato grosso de Goiás, na região de Ceres). AB’SABER, A. N. Domínios da natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editora,2003.
A pobreza dos solos dos cerrados referida no texto é explicada
A desertificação pode transformar áreas anteriormente produtivas em paisagens áridas, estéreis e suscetíveis à erosão do solo, perda de biodiversidade e escassez de recursos hídricos. Ela pode ser agravada pela mudança climática e pela degradação do solo causada por atividades humanas.
Assinale a alternativa que exemplifica uma zona característica de desertificação no mundo:
Desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos. Sobre a vegetação de climas desérticos, assinale a alternativa CORRETA: