Filtrar


Questões por página:
Certo procedimento experimental requer o uso de 25 mL de determinada solução, na concentração 1,0 mol/L. Contudo, o técnico de laboratório dispõe de solução estoque cuja concentração real é de 1,5 mol/L e, portanto, utilizará parte dela para o preparo do diluído de interesse. A imagem resume o procedimento descrito:
Imagem associada para resolução da questão

O volume do estoque necessário para o preparo da solução diluída será, aproximadamente, de:
Sobre o processo de padronização de soluções, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma solução padrão tem concentração conhecida exatamente; pode ser obtida com o uso de padrões primários.
II. Normalmente, as substâncias padrão primário apresentam água de hidratação.
III. Todo padrão primário deve ser submetido a análise química para determinação da sua concentração real.
Está correto o que se afirma apenas em
Para o preparo de 1000 mL de HCl com concentração teórica de 0,1 mol/L, o técnico de laboratório utilizará o frasco de ácido clorídrico concentrado apresentado na imagem:
Imagem associada para resolução da questão

O volume necessário de ácido clorídrico concentrado requerido para o preparo da solução será, aproximadamente, de:
Ao preparar os reagentes para aula de química geral experimental, o técnico de laboratório precisou determinar a concentração real de uma solução de soda cáustica. Para isso, o profissional adicionou 10 mL de amostra no Erlenmeyer,10 mL de água destilada, duas gotas de fenolftaleína e titulou utilizando solução padronizada de HCl 1,01 mol/L. O volume médio gasto de HCl para alcançar o ponto final da titulação foi de 20,0 mL. Considerando os dados fornecidos, a concentração real da soda cáustica será de:
O conceito de Lewis para ácidos e bases é mais inclusivo que as teorias de Arrhenius e Bronsted-Lowry. Segundo a definição de Lewis, um ácido é uma estrutura química com afinidade por