Filtrar


Questões por página:
Niels Bohr realizou cálculos de energias associadas às órbitas permitidas para o elétron no átomo de hidrogênio isolado. As energias calculadas ajustam-se à fórmula

Imagem associada para resolução da questão

onde E é a energia da órbita permitida para um elétron no átomo de hidrogênio, em Joule, e n representa o número quântico principal que assume valores inteiros de 1,2,3, ... ∞ .
Dessa forma, com base nesse modelo atômico, para Bohr a(o)
O reagente de Pierce é usado na determinação de enxofre e sulfeto de carbono em óleo. A preparação envolve a dissolução de 1,00 g de sulfato de cobre(II) pentahidratado em 15 mL de água, adicionando-se, em seguida, 4 mL de solução de hidróxido de amônio e 3 g de cloridrato de hidroxilamina. Essa mistura foi diluída com água, ajustando o volume final para 50,00 mL. Dessa solução, uma alíquota de 10,00 mL foi coletada.
A quantidade mais próxima, em milimol, de cobre nessa alíquota de solução é igual a
Uma solução foi formada a partir da mistura das seguintes soluções aquosas:

• 500 mL de solução de fluoreto de magnésio com concentração 0,020 mol L-1
• 200 mL de solução de fluoreto de alumínio com concentração 3,36 g L-1
• 300 mL de solução de fluoreto de sódio com concentração 0,060 mol L-1

Admitindo-se que os solutos estão completamente dissociados, a concentração de íons fluoreto, em mol L-1 , na solução resultante da mistura é igual a


Dado
Al = 27 g mol-1 F = 19 g mol-1
Um procedimento foi desenvolvido para a determinação de íons cálcio em uma solução aquosa. A uma alíquota de 200 mL dessa solução foi adicionado excesso de ácido oxálico (H2 C2 O4 ). Em seguida, adicionou-se amônia, de modo a precipitar todo o cálcio presente na amostra na forma de oxalato de cálcio. O precipitado foi filtrado, seco e calcinado, de acordo com a seguinte reação:


CaC2 O4 (s) → CaO (s) + CO (g) + CO2 (g)



Após o resfriamento, a massa de óxido de cálcio na amostra foi de 112 mg.
A concentração de íons cálcio, em g L-1, na solução aquosa é


Dado Ca = 40 g mol-1, C = 12 g mol-1, O = 16 g mol-1
A dissolução de sais em água pode acarretar a formação de soluções com diferentes valores de pH. Em um experimento, foram preparadas 3 soluções aquosas com concentração 0,5 mol L-1 , cada uma contendo um dos seguintes solutos: cianeto de sódio, cloreto de amônio e nitrato de potássio. Em seguida, determinou-se o pH de cada solução.
Ordenando-se as soluções em ordem crescente de pH, tem-se a seguinte sequência de solutos: