Filtrar


Questões por página:
Existem diversos tipos de sondagem em Engenharia Civil, que podem ser empregados dependendo do tipo de solo e profundidade desejada. O tipo que é empregado sobre terrenos rochosos é a sondagem:
Em relação à execução de sondagens à percussão (SPT) para investigação e prospecção de subsolo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As sondagens à percussão necessitam ser, no mínimo, de uma para cada 300m² de área de projeção em planta da edificação até 1200m². ( ) Em quaisquer circunstâncias, o número mínimo de sondagens deverá ser de dois para área de projeção em planta de edificação até 200m². ( ) Em quaisquer circunstâncias, o número mínimo de sondagens deverá ser de três para área entre 200m² e 400m².
Para a construção de um prédio residencial de 10 andares, é necessária a contratação de uma empresa especializada em sondagem, a fim de analisar as condições do terreno e extrair informações importantes para o cálculo da edificação. Considerando que o terreno possui 2000 m² e que a área de projeção em planta do edifício é 1100 m², conforme a NBR 8063:1983, qual quantidade mínima de sondagem deve ser realizada nesse terreno?
Quando se realiza sondagens através do SPT (Standard Penetration Test) é importantíssimo fazer a avaliação dos parâmetros de resistência do solo em função do número de golpes que é impresso no solo, através de peso (65 kg) com 75 cm de altura de queda. Com isso, os tipos de solos, de acordo com o número de golpes são, EXCETO:

A profundidade a ser explorada pelas sondagens de simples reconhecimento, para efeito do projeto geotécnico, é função do tipo de edifício, das características particulares de sua estrutura, de suas dimensões em planta, da forma da área carregada e das condições geotécnicas e topográficas locais. Sobre a metodologia de sondagem de simples reconhecimento, analise as afirmativas a seguir:


I. A exploração deve ser levada a profundidades tais que incluam todas as camadas impróprias ou que sejam questionáveis como apoio de fundações, de tal forma que não venham prejudicar a estabilidade e o comportamento estrutural ou funcional do edifício.

II. As sondagens devem ser levadas até a profundidade onde o solo não seja mais significativamente solicitado pelas cargas estruturais, fixando-se como critério aquela profundidade onde o acréscimo de pressão no solo, devido às cargas estruturais aplicadas, for menor do que 10% da pressão geostática efetiva.

III. Quando uma sondagem atingir camada de solo de compacidade ou consistência elevada, e as condições geológicas locais mostrarem não haver possibilidade de se atingirem camadas menos consistentes ou compactas, pode-se parar a sondagem naquela camada.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):