Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir a respeito de René Spitz:
I. Para René Spitz, a primeira fase é conhecida como pré-objetal, onde o recém nascido não consegue distinguir um coisa externa de seu próprio corpo e não experimenta o meio que o cerca como separado dele mesmo. II. A segunda fase é o precursor do objeto, que ocorre a partir dos dois meses, o rosto humano torna-se um “percepto visual privilegiado” e o bebê é capaz de isolá-lo e distingui-lo do plano de fundo. III. O estágio do próprio objeto libidinal, que representa uma nova fase no desenvolvimento infantil sendo o “segundo organizador” da psique.
Marque a alternativa correta:
No século XX, René Spitz foi um pioneiro nas pesquisas com bebês. O autor buscou explicar como surge o psiquismo e, portanto, qual a origem das relações objetais. Spitz distingue perÌodos críticos no crescimento da criança. Assinale abaixo a alternativa incorreta sobre esses perÌodos.
René Spitz foi um importante psicanalista e desenvolvimentista que contribuiu significativamente para o estudo da psicologia do desenvolvimento infantil. Analise as questões a seguir e indique a alternativa que considera corretamente as contribuições desse teórico.

I. O termo hospitalismo se refere a comportamentos característicos de crianças que passam por longos períodos de hospitalização, mesmo tendo os cuidados de seus genitores.
II. A qualidade das experiências iniciais com os cuidadores nos primeiros meses de vida, determinam o desenvolvimento infantil saudável ou patológico.
III. O termo hospitalismo refere-se a um estado de privação afetiva total que pode gerar, entre outras consequências, atrasos no desenvolvimento infantil de crianças institucionalizadas.
IV. A exposição a situações adversas e desafiadoras é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança.
V. A formação de vínculos emocionais estáveis e positivos com os cuidadores não são essenciais no primeiro ano de vida da criança, pois a criança nessa fase ainda não identifica com clareza a natureza das relações emocionais.
Trata-se de um estágio de desenvolvimento elaborado por Spitz:
Sobre a teoria do desenvolvimento de Spitz é correto afirmar: