Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Gatilhos (triggers) podem ser usados para impor restrições de integridade semântica em um banco de dados relacional. Um gatilho pode especificar evento, condição e ação. A ação é executada se a condição for satisfeita quando ocorrer o evento. Se uma condição não for especificada, a ação será disparada pelo evento. Uma ação pode ser uma sucessão de declarações SQL.
mostrar texto associado
O processo de otimização automática de consultas SQL envolve a conversão da consulta original, em uma forma canônica, que, em algum aspecto, destina-se à obtenção de uma representação mais eficiente que a original.
Considere as tabelas Itens (codi, descricao, peso), Fornecedores (codf, nome, cidade) e Fornecimentos (codi, codf, quantidade). As chaves primárias das tabelas Itens, Fornecedores e Fornecimentos são, respectivamente, codi, codf e (codi, codf). Os atributos codi e codf em Fornecimentos são chaves estrangeiras para as tabelas Itens e Fornecedores, respectivamente.

A instrução de consulta PL/SQL do Oracle que responde corretamente a consulta "Buscar os nomes dos fornecedores de Florianópolis que fornecem pregos ou parafusos" é:
Considere as seguintes atividades:

1. Definição das tabelas que compõem um banco de dados.

2. Execução de consultas em bancos de dados.

3. Inserção, alteração e remoção de dados em um banco de dados.

Assinale a alternativa que aponta corretamente as atividades que podem ser executadas utilizando-se a linguagem SQL (Structured Query Language).

Observe as figuras 1 e 2 a seguir:



A figura 1 mostra uma tabela com os campos ip, data e opcao. Nessa tabela, estão registrados todos os votos de um questionário realizado em um site da Internet.
A figura 2 mostra a lista de todas as opções do questionário, ordenadas pelo número de votos e mostra, ainda, na frente de cada opção, o número de votos que ela obteve.
Assinale a alternativa que mostre a consulta em SQL que foi executada sobre a tabela mostrada na figura 1 para obter o resultado mostrado na figura 2.