Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considerando-se que, na tabela unidade_da_federacao, o campo tamanho_area não esteja preenchido e que esse campo seja resultante da soma das áreas de todas as cidades que pertencem a determinada unidade da Federação, a expressão SQL abaixo permite calcular corretamente a área total dessa unidade da Federação, referida no código como estado.

UPDATE unidade_da_federacao estado SET

tamanho_area = (SELECT SUM(tamanho_area)

FROM cidade WHERE uf=estado.codigo_ibge);
mostrar texto associado
A execução do código abaixo cria corretamente uma view, que corresponde a uma lista contendo nome de município, tamanho da área do município, sigla do estado e tamanho da área do estado, não necessariamente nessa ordem.

CREATE VIEW tamanho_area_cidades_uf_view as
SELECT a.uf_sigla, b.nome,
b.tamanho_area area_municipio, a.tamanho_area area_estado
FROM unidade_da_federacao a, cidade b
WHERE a.codigo_ibge=b.codigo_ibge
mostrar texto associado
Considerando a linguagem de definição de dados e o código acima, que tem como objetivo criar as relações unidade_da_federacao e cidade, representando dados referentes a estados e municípios da Federação, julgue os próximos itens.

Para garantir que não haverá repetição de nome de unidade da Federação na tabela unidade_da_federacao, é correto utilizar a expressão SQL abaixo.

CREATE UNIQUE INDEX unidade_da_federacao_nome ON

unidade_da_federacao (uf_nome);
mostrar texto associado
Sendo NULL um valor especial diferente de zero ou de um campo preenchido com brancos, para realizar comparações com o objetivo de verificar se um campo é ou não NULL, é necessário e suficiente utilizar o operador IS.
mostrar texto associado
Como em SQL as funções de agregação efetuam operações para uma lista de valores que aparecem em um atributo, não é possível renomear a função de agregação para a apresentação dos dados na tabela de resultado.