Filtrar


Questões por página:

Átomos se combinam para formar moléculas e compostos iônicos, compartilhando ou transferindo elétrons de valência. A partir deste contexto, analise as proposições a seguir.


I- Nos organismos, as ligações químicas mais fortes são majoritariamente covalentes, que unem os átomos para formar as moléculas da célula.


II- Ligações covalentes são aquelas em que há o compartilhamento, por dois átomos, de um par de elétrons de valência, como no caso da molécula de hidrogênio.


III- Ligações iônicas são aquelas em cátions e ânions se atraem, como no caso do cloreto de sódio.


É CORRETO o que se afirma em:

Após uma aula prática de química, um determinado grupo de alunos precisou fazer o tratamento de uma solução residual de sulfato de cobre (CuSO4). Para a realização deste processo, eles foram auxiliados e supervisionados pelo técnico do laboratório. Os procedimentos adotados pelos alunos, respectivamente, para a remoção do cobre e tratamento do líquido remanescente foram:
O uso do metal mercúrio (Hg), há décadas, na extração ilegal de ouro em terras indígenas Yanomami, tem causado um grande impacto ambiental e na saúde. Um estudo realizado pela Fiocruz, em 2019, constatou a presença de 56% de mercúrio em amostras de cabelos de mulheres e crianças Yanomamis em Maturacá, no Amazonas.
Fonte: BBC Brasil,2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c7246ee619qo
Em relação às características físico-químicas e ambientais do mercúrio, podemos afirmar que:
Alguns tipos de atrações intermoleculares são responsáveis pelas propriedades características dos líquidos. Dentre essas propriedades está a tensão superficial, que pode ser definida como:
As reações de oxidação-redução estão presentes em diversas atividades industriais, como a produção de metais e de ligas metálicas. Fazem parte também do nosso cotidiano, como o escurecimento de joias e objetos de prata, a ferrugem de portões, entre outros. Neste contexto, a obtenção de manganês (Mn) a partir da pirolusita (MnO2) um de seus minérios, pode ser representada pela equação química balanceada, a seguir.
MnO2 + C → Mn + CO2
Observe todas as espécies que aparecem nos reagentes e nos produtos. Os números de oxidação do Manganês (Mn), do Oxigênio (O) e do Carbono (C) nessa reação, são, respectivamente: