Filtrar


Questões por página:

Em regiões industrializadas ou em grandes cidades, que possuem tráfego intenso, ocorre o fenômeno conhecido como smog fotoquímico. É como se uma forte neblina envolvesse a cidade durante o horário de maior insolação ocasionando desconforto visual.

O smog fotoquímico é resultado das reações de NO, radiação solar e NO2 com Compostos Orgânicos Voláteis, resultando na formação de aldeídos, nitrocompostos, aerossóis e oxidantes totais.


Figura 1 Variação da composição de gases atmosféricos relacionados com o smog fotoquímico ao longo do dia. (Fonte: Introdução à química ambiental. ROCHA, Julio Cesar; COSTA, André H., CARDOSO; Arnaldo A.2. ed. Porto Alegre: Bookman,2009. p.111).


Com relação à formação do smog fotoquímico, é incorreto afirmar.

Considerando que os compostos chamados de orgânicos (que possuem carbono e hidrogênio) possuem primariamente uma ligação do tipo covalente entre seus átomos, assinale a alternativa correta em relação ao pH de uma solução de um composto orgânico.
Em uma solução aquosa de cloreto de sódio (KCl), acrescentou-se ácido clorídrico (HCl) e, em seguida, carbonato de cálcio (CaCO3 ). Assinale a alternativa correta em relação à variação do pH da solução.
mostrar texto associado

Considerando essas informações e sabendo que o número atômico do carbono é igual a 6, julgue o item que se segue.

O KNO₃ é um sal inorgânico resultante da reação de neutralização entre o hidróxido de potássio e o ácido nítrico.