Filtrar


Questões por página:
São exemplos de ventilação por sistemas de alto fluxo:
Um paciente crítico está sendo submetido a ventilação mecânica devido a insuficiência respiratória aguda. Durante a monitorização do paciente, o enfermeiro observa um aumento súbito no nível de pressão expiratória final positiva (PEEP) e uma diminuição na saturação de oxigênio. Qual é a ação mais importante a ser tomada?
A ventilação mecânica (VM) é usada para realização da respiração de uma pessoa impossibilitada de realiza-la sozinha. Atualmente são classificadas em dois grupos: Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) e Ventilação Mecânica Não Invasiva (VMNI), definidas como:

I. Ventilação Mecânica Invasiva é uma técnica que utiliza próteses endotraqueais, com conexão da pessoa ao ventilador, como traqueostomia, por exemplo.
II. Ventilação Mecânica Não Invasiva utiliza uma interface (máscara, ponga nasal ou peça bucal), com conexão da pessoa ao ventilador.
III. Ventilação Mecânica Invasiva pode utilizar uma interface (máscara, ponga nasal ou peça bucal), conectando o ventilador à pessoa.
IV. Ventilação Mecânica Não Invasiva, utiliza próteses endotraqueais, como tubo, por exemplo, com conexão da pessoa ao ventilador.

Estão corretas as alternativas:
Segundo o protocolo AP12 (operação básica de ventilador mecânico para transporte), descrito no manual de suporte avançado SAMU, a PEEP (pressão positiva ao final da expiração) deve ter a seguinte programação inicial:
Segundo protocolo da SAMU, no suporte básico de vida, a avaliação primária do paciente é importante para nortear os próximos passos. Sendo assim, quando o enfermeiro avalia a responsividade do paciente, a expansão torácica e o pulso, quando abre via aérea com manobras manuais (hiperextensão da cabeça e elevação do queixo) e quando inicia suporte ventilatório, está seguindo o seguinte protocolo: