Filtrar


Questões por página:
O trabalho com grupo está presente no serviço social desde seus primórdios, todavia, passou por uma ressignificação profunda a partir da emergência da Intenção de Ruptura com o serviço social tradicional. Assim, na contemporaneidade, o “grupo” é entendido como:
O serviço social assume inquietações e insatisfações que o momento histórico da década de 1960 expressavam em relação a mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais. Nesse contexto, é desencadeado um amplo processo de revisão, nos níveis teórico, metodológico, operativo e político, no seio da profissão. No movimento de reconceituação, os encontros de Araxá e Teresópolis expressaram um projeto:
O serviço social surge no Brasil no seio da Igreja Católica, que é responsável pelo ideário, pelos conteúdos e pelo processo de formação dos primeiros assistentes sociais. Nessa época, a questão social é entendida a partir de um enfoque individualista e moralizador e, para o seu enfrentamento, o serviço social desenvolve uma pedagogia:
Dentre as categorias dialéticas, há a que reconhece a realidade como intrinsecamente dinâmica, porque é atravessada por forças polarizadas de componentes que, ao mesmo tempo formam e instabilizam o todo. Trata-se da categoria:
Sob o ponto de vista das referências teórico-metodológicas, a abordagem que reitera a relevância do fragmento, do efêmero, do microssocial (em si mesmo) com rejeição à ciência é o pensamento: