Filtrar


Questões por página:
A tuberculose em suas diversas formas ainda é um grande problema de saúde pública ao redor do mundo. A forma mais comum desta infecção causada pelo Mycobacterium tuberculosis tem sua via de transmissão de importância epidemiológica vinculada ao ato de:
No estudo analítico do perfil lipídico observou-se um soro com aspecto branco leitoso. O aspecto refere-se a:
A lactato desidrogenase (LDH) pode ser utilizada como marcador de dano tecidual, uma vez que é uma enzima intracelular. Assim, se sua medida sanguínea aumentar, há o indicativo de lesão. Ela está presente no coração, eritrócitos, fígado, músculo esquelético e outros tecidos. Se houver lesão muscular de um paciente (seja no miocárdio ou no músculo esquelético), há uma maneira de diferenciar em qual tecido muscular (cardíaco ou esquelético) ocorreu a lesão?
Em relação aos biomarcadores de dano muscular esquelético, a creatinoquinase (CK), a lactato desidrogenase (LDH), a troponina-I e a mioglobina podem ser considerados marcadores deste tipo de lesão porque:
I. Essas moléculas são citoplasmáticas e não têm a capacidade de atravessar a barreira da membrana sarcoplasmática. II. O aumento da concentração sérica dessas moléculas é utilizado como indicativo de dano na membrana muscular e outras estruturas teciduais. III. Entre essas moléculas, a CK é frequentemente descrita como melhor marcador indireto de dano ao tecido muscular esquelético, sobretudo após o exercício de força ou outros exercícios que exijam ações predominantemente excêntricas.
Quais estão corretas?
No processo inflamatório, ocorre adesão nas superfícies leucocitárias e endoteliais. Mediadores químicos afetam o processo modulando a expressão superficial ou avidez. Este evento é mediado pelos mediadores químicos abaixo, EXCETO: