Filtrar


Questões por página:
Alguns procedimentos laboratoriais para a identificação de estruturas celulares empregam a coloração supravital. O corante eletivo utilizado em diferentes técnicas para a realização da contagem de reticulócitos é o:
Diversas técnicas de coloração utilizadas na bacteriologia e hematologia utilizam corantes para visualização de estruturas celulares. O azul de metileno e a eosina são corantes classificados respectivamente de acordo com seu caráter químico como:
Os corantes são compostos orgânicos classificados de acordo com a sua carga iônica, que podem ser ácidos, neutros ou básicos. A utilização de corantes é fundamental para analisar, microscopicamente, os componentes teciduais, como as células e a matriz extracelular. Conhecendo a ação dos corantes, assinale a alternativa correta.

Corantes hematológicos têm a função de corar os esfregaços sanguíneos, com objetivo de evidenciar os diferentes componentes presentes no material. O corante May Grünwald–Giemsa é rotineiramente utilizado na rotina hematológica. Os itens abaixo são referentes às limitações na sua utilização. Leia-os atentamente:


I – os esfregaços que apresentarem coloração azul ou esverdeada estão alcalinos, devido ao tempo prolongado da ação do corante, esfregaços grossos ou lavagem insuficiente da lâmina.

II – os esfregaços que apresentarem coloração vermelha estão excessivamente ácidos devido a coloração insuficiente, tempo de lavagem excessivo ou acidez docorante.

III – os precipitados podem aparecer quando as lâminas estão mal lavadas, com poeira ou quando ocorre secagem do corante durante o processo de coloração.


Sobre os itens I, II e III, assinale a alternativa correta.

Na coloração pelo método de Weigert as fibras elásticas se coram na tonalidade: