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“É necessário procurar e repensar caminhos que nos ajudem a desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo em suas características e possibilidades culturais. Uma educação musical que parta do conhecimento e das experiências que o jovem traz de seu cotidiano, de seu meio sociocultural e que saiba contribuir para a humanização de seus alunos.” (PCN de Arte,1998, p.79)

Sobre o ensino e aprendizagem de música nas escolas, assinale a alternativa correta:
De acordo com Brito (1999, p.27-28), os instrumentos podem se agrupar pela forma de como produzem o som.

I - Idiofones. 1 – Pandeiro.
II - Membranofones. 2 – Xilofone.
III - Cordofones. 3 – Harpa.
IV - Aerofones. 4 – Clarinete.


Associe os instrumentos à nomenclatura correta de acordo com os sons que produzem e assinale a alternativa CORRETA:
“Ao trabalhar a passagem de uma forma corporal para a outra, estaremos realizando movimentos que aqui denominamos de trajetórias (passagem de um ponto até outro). A trajetória é tão (ou mais) importante que a forma do corpo, pois é na trajetória que o movimento (portanto, a dança) acontece. É na trajetória que se dá a variação da qualidade do movimento.” (FERREIRA, 2012. p.81)

Leia as assertivas a seguir sobre as trajetórias do corpo na cinesfera e preencha as lacunas com verdadeiro ou falso:

( ) A cinesfera é uma figura geométrica dinâmica criada pela teoria de Rudolf Laban.
( ) A esfera ao redor do corpo cuja periferia pode ser alcançada por meio dos membros facilmente estendidos, sem dar um passo além do ponto de suporte, quando em pé em uma perna, o que podemos chamar de base de apoio. Somos capazes de desenhar o limite de uma esfera imaginária com nossos pés tanto quanto nossas mãos. Quando nos movemos para fora dos limites de nossa cinesfera original, criamos uma nova base de apoio.
( ) As trajetórias são limitadas e é preciso primeiramente entender a técnica da cinesfera para que possamos direcionar essas trajetórias. O professor é parte essencial nessa construção de trajetórias, pois é o mesmo que direciona os corpos em suas trajetórias.
( ) A cinesfera pode variar de tamanho. Assim, uma cinesfera grande implica movimentos bem amplos, e uma cinesfera pequena, movimentos pequenos, bem próximos do centro do corpo.
Aquilo que os pintores atualmente praticam é uma parte daquela ciência que é, de fato, [a ciência] de colocar bem e com razão as diminuições e crescimentos que aparecem aos olhos dos homens das coisas [que estão] longe e perto: construções, planícies, montanhas e paisagens de todo tipo e em qualquer lugar, as figuras e as outras coisas, com a medida que corresponde àquela distância em que elas se mostram de longe.” Adaptado de MANETTI, A. Vita di Brunellesco. Firenze: Rinascimento del Libro,1927, p.9.
No trecho, descreve-se um método associado a Filippo Brunelleschi, conhecido como
A escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais", queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade. Através da maior parte da história, permaneceram as esculturas dos artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (FARTHING,2011).

Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.

I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.
II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.
III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.
IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som.

( ) Escultura Moderna.
( ) Escultura Pré-histórica.

( ) Escultura Clássica.
( ) Escultura Gótica.
( ) Escultura Egípcia.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.