Filtrar
4 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 1
Questões por página:
No trecho, descreve-se um método associado a Filippo Brunelleschi, conhecido como
Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.
I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.
II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.
III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.
IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som.
( ) Escultura Moderna.
( ) Escultura Pré-histórica.
( ) Escultura Clássica.
( ) Escultura Gótica.
( ) Escultura Egípcia.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Olhando as imagens abaixo de pinturas de estilos variados, relacione as pinturas de cada uma das imagens ao respectivo autor.
( ) Tarsila do Amaral.
( ) Arte Primeva.
( ) Mestre Ataíde.
( ) Eckhout.
( ) Beatriz Milhazes.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente.
Observe a imagem abaixo:
A NEGRA: um marco na história da arte brasileira.
Tarsila do Amaral, sob a influência do Movimento Modernista, buscou a forma que mais se coadunasse a um conteúdo nacional. A Negra, nesse caso, é exemplar. Dá visibilidade ao pensamento artístico da época. A folha da bananeira, a figura feminina com os traços da mulher negra, as cores são elementos que refletem uma imagem do Brasil.
SCHLICHTA, Consuelo. Mundo das ideias: arte e educação, há
um lugar para a arte no ensino médio? Curitiba: Aymara,2009.
Veja este retrato da mulher brasileira, no qual Tarsila do Amaral busca outro cânone ao romper a representação da figura humana clássica e o uso das cores de acordo com o padrão renascentista. Na pintura, a artista exalta: