Filtrar


Questões por página:
A avaliação laboratorial da série hematológica por meio do hemograma pode revelar indicadores de processos infecciosos e outras condições clínicas. Nas parasitoses intestinais em que há invasão tecidual, é comum, após alguns dias de infecção, o aumento dos níveis de:
O hemograma é um exame laboratorial que possibilita a avaliação qualitativa e quantitativa das séries vermelha (eritrócitos ou hemácias), branca (leucó-citos) e plaquetária (plaquetas ou trombócitos) a partir das seguintes etapas, respectivamente: eritrograma, leucograma e plaquetograma.

Considerando a importância clínica do exame, analise os itens e assinale a alternativa CORRETA:
Na contagem de leucócitos total, não é feita nenhuma distinção entre os seis tipos celulares normais (neutrófilos e segmentados, linfócitos, monócitos, eosinófilos, e basófilos). Embora cada tipo celular possua sua função particular na defesa do organismo contra ameaças externas, nesta abordagem deve-se preocupar apenas com a contagem total de leucócitos no sangue. Os valores de referência para indivíduos adultos são:
O volume médio dos eritrócitos (VCM) é calculado a partir do hematócrito e do número de eritrócitos.
Se o hematócrito for igual a 0,45 e o número de eritrócitos igual a 5 x 1012 / L, e 1 L conterá 5 x 1012 eritrócitos, os quais ocupam um volume de 0,45L, o VCM será de:
As contagens de eritrócitos, leucócitos e plaquetas são expressas em concentrações - células por unidade de volume sanguíneo.
Para representar cinco milhões de eritrócitos por unidade de volume sanguíneo, pode-se utilizar as seguintes maneiras, EXCETO: