Filtrar


Questões por página:
Mulher,41 anos, dá entrada na emergência com história de cefaleia súbita, de forte intensidade, enquanto caminhava na esteira na academia, acompanhada de náuseas, há cerca de 12 horas. Ao exame físico, a paciente se encontra estável hemodinamicamente, afebril e nota-se a presença de rigidez de nuca. A paciente foi encaminhada para a tomografia de crânio, sem contraste, cujo resultado foi normal.
A próxima abordagem diagnóstica será a realização de
No sistema de radiologia digital (DR), não é necessário o uso de soluções químicas ou varredura de plates CR, pois a imagem é formada imediatamente após a exposição. A modalidade DR direta tem como elemento de captura o:
A incidência lateral da coluna cervical requer uma distância foco-receptor (DFR) de 1,50 m devido a distância entre o pescoço e a estativa. Se o técnico utilizar uma DFR de 1 metro, a imagem:
Na incidência PAdo tórax, o raio central deve ser posicionado de 18 a 20 centímetros abaixo de T1, incidindo entre os ângulos inferiores das escápulas. Na incidência em AP, realizada no leito, devemos usar como referência visual o/a:
Um exame PAdo tórax deve seguir critérios técnicos rigorosos de posicionamento para demonstrar a anatomia adequadamente. Nesta radiografia, o segundo par de costelas é localizado: