Questões de Concurso
Filtrar
80 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 16
Questões por página:
As fake news nas eleições
O fenômeno não é novo. Muito menos exclusivo do Brasil. Ao contrário. As chamadas fake news, ou notícias falsas, que inundaram as mídias digitais já polarizaram as eleições tanto aqui como nos EUA, onde Donald Trump surfou a onda e saiu vencedor movido a uma bateria de desinformações que favoreceram a sua candidatura.
Considerando o fragmento do artigo de Carlos José Marques, avalie estas informações.
I. A história da imprensa aponta que jornais sensacionalistas, por vezes, disseminaram notícias falsas ao longo do tempo, como o emblemático caso do bebê-diabo, veiculado pelo jornal Notícias Populares.
II. Além do volume de informações, nas redes sociais, os layouts dissimulados contribuem para o rápido compartilhamento de notícias falsas.
III. As fake news podem ser pensadas no contexto da pós-verdade, eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2016.
IV. As redes sociais têm pouca relevância na circulação das fake news no cenário político, visto que o meio impresso é o principal responsável pela disseminação desse tipo de notícia.
Logo, é plenamente CORRETA a sequência apresentada na seguinte alternativa:
Recentemente, quando das manifestações de junho e julho de 2013 no Brasil, além das redes de comunicação independentes que se formaram graças aos celulares conectados na internet, um veículo de mídia alternativa, a Mídia Ninja, ganhou destaque por sua atuação durante as passeatas de protesto e reivindicações.
PERUZZO, Cecília. Matrizes. jul./dez.2013.
Considerando esse fragmento de texto, avalie as afirmações a seguir, sobre o Mídia Ninja.
I. Conquistou credibilidade junto ao público porque transmitia imagens e sons ao vivo dos acontecimentos, o que por vezes confrontou a versão da mídia tradicional.
II. Serviu de fonte para a mídia tradicional.
III. Atuou na cobertura das manifestações de 2013, seguindo a lógica e as ferramentas das mídias alternativas tradicionais.
IV. O smartphone foi um suporte importante na sua cobertura, o que aponta para uma redefinição das práticas das mídias alternativas.
Então, a sequência CORRETA, lida de cima para baixo, é a seguinte:
O advento da internet implicou uma redefinição das práticas jornalísticas. A multiplicidade de canais disponíveis para divulgação de notícias na web e o desenvolvimento dos modelos colaborativos, apontam para um jornalista que não somente seleciona as notícias a serem veiculadas, mas também agrega à sua produção e distribuição de conteúdo, a contribuição dos usuários dos meios digitais.
Essa prática é problematizada pela teoria do
Os interessados inclinam-se a dar uma explicação tecnológica da indústria cultural. O facto de que milhões de pessoas participam dessa indústria imporia métodos de reprodução que, por sua vez, tornam inevitável a disseminação de bens padronizados para a satisfação de necessidades iguais. O contraste técnico entre poucos centros de produção e uma recepção dispersa condicionaria a organização e o planejamento pela direção.
Adorno, Horkheimer,1947.
De acordo com o pensamento de Adorno e Horkheimer, expresso acima no livro Dialética do Esclarecimento, assinale a alternativa INCORRETA.
Os fãs de Harry Potter estão produzindo um filme para contar a história de Tom Riddle, o Lord Voldemort. O longa está sendo criado com dinheiro arrecadado na internet pelos fãs e promete abordar a trajetória do vilão que não foi contada na saga, mostrando desde a infância, a ida para Hogwarts até o contato com a magia negra. Voldemort é conhecido por ser o bruxo das trevas mais poderoso de todos os tempos, que tem como objetivo se tornar imortal e controlar o mundo mágico. Durante os anos em que esteve desaparecido, adquiriu diversos seguidores, os Comensais da Morte, grupo de bruxos e bruxas supremacistas radicais, que praticavam as Artes das Trevas.
Correio Braziliense,29 maio 2017.
A partir da cultura dos fãs e/ou fanfics, como a apresentada, assinale os estudos e o autor que apontam para a tendência de produções independentes.