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A cultura digital é uma das competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Para isso, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) têm sido incorporadas ao currículo dos Anos Iniciais de forma mais frequente. Considerando-se o uso das tecnologias digitais aplicadas à educação, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) Os estudantes precisam aprender que uma postagem pode transmitir emoções e mensagens não intencionais e está mais propensa à interpretação incorreta, pois não existe o contexto de uma conversa presencial.


( ) O letramento digital supõe que os estudantes devem ser ensinados a reconhecer e a compreender as tendenciosidades potenciais e as implicações morais apresentadas pela tecnologia.


( ) A aprendizagem é transmitida pela atividade digital. Em seu âmago, a cultura digital substitui o ensino dialógico com excelência.


( ) O letramento digital supõe que o domínio técnico das ferramentas computacionais é suficiente para interagir com as informações encontradas na internet.

Sobre Mídias, Educomunicação e Tecnologias na Educação assinale V (verdadeiro) e F (falso).

( ) são elementos fundamentais que transformam o ambiente escolar e o processo de aprendizagem, promovendo novas formas de ensinar, aprender e interagir;
( ) As mídias, que englobam TV, rádio, internet, redes sociais, jornais e outros meios de comunicação, podem ser ferramentas valiosas para o aprendizado;
( ) O uso das tecnologias é uma área interdisciplinar que une os campos da educação e da comunicação;
( ) A educomunicação na educação abrange desde ferramentas digitais, como computadores, tablets e lousas digitais, até plataformas de aprendizado online e softwares educativos.

Indique a sequência correta.
No contexto atual é importante saber trabalhar com as mídias educomunicação e tecnologia na educação, dentro dessa proposta, Florianópolis aprovou em 2007, Carta de Florianópolis para Mídia-Educação pela Lei Municipal n.º 8623, de 2 de junho de 2011 com o objetivo de:
A educomunicação é uma abordagem educacional que pode ser definida como a:
O hipertexto ou a multimídia interativa adequam-se particularmente aos usos educativos. É bem conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem. O Hipertexto é a interconexão do texto mais imagem. Já a multimídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não linear, favorece uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento bem adaptado a uma pedagogia: