Filtrar


Questões por página:
Uma das principais metáforas para entender a sociedade atual, na qual as relações se transformam continuamente a partir de seus componentes, nos é dada por Zygmund Bauman, ao tratar da
As redes e mídias sociais digitais podem ajudar o trabalho jornalístico na seleção de pautas e informações sobre determinados assuntos. Além disso,

I. se utilizadas de maneira adequada, podem construir uma reputação independente para o jornalista e reforçar sua posição no mercado, mesmo desvinculado de uma corporação midiática.
II. jornalistas que produzem conteúdos para sites e blogs, em diversos suportes como texto, foto e vídeo, têm dificuldades de reconhecimento do seu trabalho, caso não esteja vinculado à um portal corporativo de comunicação.
III. surge o conceito de mass self communication, referente à produção individual de jornalistas independentes.
IV. as redes sociais enfraquecem a ligação entre os leitores e as mídias corporativas tradicionais.
V. as redes sociais são consideradas as ferramentas mais utilizadas para pedido de participação e colaboração do público na construção da notícia.

Está correto o que se afirma em
Com a popularização dos smartphones, os telefones celulares tornaram-se equipamentos eficientes para o trabalho jornalístico. Esses dispositivos móveis apresentam uma série de funções e aplicativos, os quais permitem noticiar os fatos no momento em que acontecem, em vários formatos midiáticos.

Está correto afirmar que
O JC Online do Jornal do Comércio de Recife foi um dos primeiros sites do Brasil a colocar online o conteúdo de um jornal impresso, em 1994. Hoje, o portal JC investe em projetos multimídias que executam novas narrativas jornalísticas na web.

Assinale a alternativa correta.
O uso de tecnologias de informação e comunicação no radiojornalismo se intensifica em algumas emissoras que têm a notícia como conteúdo principal. Isto é exemplificado tanto pela aplicação da convergência de mídias nas rotinas produtivas como pela ampliação dos canais que potencializam a participação da audiência no incremento das informações.

Está correto afirmar que,