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Analise o gráfico a seguir.
Fonte: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-atividades/21460-aescola-e-o-bullying.html. Adaptado.
Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, em 2019,23% dos estudantes entrevistados admitiram ter sido ou serem vítimas de bullying, enquanto 12% reconheceram ter sido ou serem causadores responsáveis por essa prática.
Avalie se as medidas para reduzir os casos de bullying nas escolas incluem:
I. Acompanhar tanto o agente quanto a vítima, pois ambos podem estar enfrentando situações de violência, seja dentro ou fora do ambiente escolar.
II. Implementar projetos que envolvam a comunidade escolar para prevenir os casos de bullying, pois cabe exclusivamente à escola criar um ambiente seguro.
III. Permitir que os alunos tenham autonomia para resolver seus próprios conflitos, considerando que o bullying é classificado como brigas comuns e eventuais.
Está correto o que se afirma em
Fonte: BRASIL. CONVIVENCIA ESCOLAR E CULTURADE PAZ: Caderno Orientador. Brasília-DF: Unesco,2020.
Identifique, nas proposições a seguir, fundamentos da proposta de educação para a promoção da cultura de paz.
I- Todo modelo de convivência é determinado por valores, formas de organização, sistema de relação, modo de resposta aos conflitos, normas para enfrentar a violência, maneira de expressar sentimentos.
II- Educar para a paz significa um aprendizado vivencial que exige revisão nas formas de organização da sala de aula e da instituição.
III- Educar para a paz exige a execução esporádica de um plano consistente de ações envolvendo conteúdos de natureza humana, relacional e de cidadania.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Assinale a alternativa que aponta um desdobramento oriundo de conflito.
A definição e compreensão teórico-conceitual e a análise da situação escolar em termos de Qualidade da Educação precisa considerar as dimensões extraescolares e as dimensões intraescolares. As dimensões extraescolares envolvem os níveis do espaço social e o dos direitos, obrigações e garantias, implicando os aspectos socioeconômico e cultural, uma vez que o ato educativo escolar se dá em um contexto de posições e disposições no espaço social de heterogeneidade e pluralidade sociocultural e de problemas sociais refletidos na escola. Já as dimensões intraescolares incidem diretamente nos processos de organização e gestão, nas práticas curriculares, nos processos formativos, no papel e nas expectativas sociais dos alunos, no planejamento pedagógico, nos processos de participação, na dinâmica da avaliação e, portanto, no sucesso escolar dos estudantes.
Disponível em: <https://td.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/3848/3539>. Acesso em: 27 set.2024. [Adaptado].
Nesta perspectiva de Qualidade da Educação, é necessário