Filtrar


Questões por página:
De acordo com Dirceu Moreira é papel do professor identificar sintomas de bullying. Alguns desses sintomas podem ser:

De acordo com Dirceu Moreira, existem alguns canais mais utilizados para o bullying:


I. Gestos que podem passar despercebidos pelos professores.

II. Escritas por meio de bilhetes e sites de relacionamento.

III. Boletim com notas baixas.

IV. Qualquer tipo de brincadeira entre os alunos.

V. Mensagens constrangedoras no celular.


Assinale a alternativa que aponta alguns desses canais:

Em certos momentos, “as práticas _________________ que se pretendem iguais para todos acabam sendo as mais _____________. Essa afirmação pode parecer ________, mas dependendo do discurso e da prática desenvolvida, pode-se incorrer no erro da _______________ em detrimento do reconhecimento das diferenças” (Gomes,2001, p.86).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A Psicopedagogia desempenha um papel importante na abordagem de questões complexas como a violência e o consumo de drogas nas escolas, por exemplo. Sobre a temática, assinale a alternativa INCORRETA.

Maria, professora do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo da rede municipal, planeja suas aulas de acordo com o Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso – DRC/MT. Considere as diretrizes:

I - Estar preparada para atender e acompanhar os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com consciência de que todos os professores têm obrigação de auxiliar esses alunos nas classes regulares, realizando as adequações necessárias para tanto.

II - Garantir aos educandos que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros o pleno exercício de seus direitos e deveres, valorizando o seu crescimento pessoal e intelectual dentro de uma sociedade democrática e plural, na qual o respeito e a valorização do ser humano como sujeito de direitos norteiem as vivências e o fazer pedagógico.

III - Abordar a Educação das Relações Étnico-Raciais em todo o processo de ensino aprendizagem de forma inter e/ou transdisciplinar, com uma abordagem pautada na desconstrução do racismo.

IV - Proporcionar a seus alunos uma formação equivalente à das escolas urbanas, promovendo práticas semelhantes àquelas adotadas por essas escolas, sem promoção de diferenciação metodológica em função dos espaços de vivência e dos conhecimentos empíricos do campo.

As diretrizes do planejamento da professora Maria que estão de acordo com o DRC/MT são: