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Questões por página:

Com base nos conhecimentos sobre as políticas e a gestão da Educação no Brasil, analise as afirmativas a seguir:


I. Na década atual, várias políticas, programas e ações foram realizados pelo governo federal, após a aprovação de um PNE sob a ótica gerencial e patrimonial.

II. Grande parte das políticas educacionais foi reorientada, a partir de 2003, implicando alterações nos marcos regulatórios vigentes para a educação básica e superior. Nesse sentido, o governo federal pautou sua atuação pelo princípio da defesa da educação de qualidade, a partir do binômio inclusão e democratização.

III. Algumas ações mereceram particular destaque, como a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, as políticas de ação afirmativa e, de modo estrutural, a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).


Assinale

Em uma escola pública, um professor percebe que um aluno está sendo favorecido por outro docente, que frequentemente lhe concede notas acima do merecido e o trata de forma preferencial em atividades e avaliações. Ao mesmo tempo, o professor sabe que a denúncia formal pode prejudicar o relacionamento no corpo docente e até criar um ambiente hostil para ele e o aluno. Considerando os princípios éticos da profissão, qual é a atitude mais correta que o professor deve adotar?
Uma professora tem conhecimento de que um aluno de 15 anos está enfrentando problemas familiares sérios, que incluem negligência e abusos emocionais. O aluno confidenciou essa situação à professora em um momento de fragilidade, pedindo que ela não compartilhasse essas informações com outras pessoas. No entanto, a professora está preocupada com o bem-estar do aluno e considera a necessidade de compartilhar o caso com o serviço de assistência social da escola. Com base nos princípios éticos e legais que regem a profissão docente, qual seria a ação mais apropriada?
Uma coordenadora pedagógica percebe que uma professora da equipe tem dado aulas extras e orientações particulares, fora do horário escolar, para um grupo restrito de alunos que pagam por essas aulas. A coordenadora está ciente de que esse atendimento exclusivo está favorecendo apenas alguns alunos em detrimento de outros. Nesse sentido, a abordagem mais ética que a coordenadora pedagógica deve adotar é:
Em uma escola pública, um professor percebe que um aluno está sendo favorecido por outro docente, que frequentemente lhe concede notas acima do merecido e o trata de forma preferencial em atividades e avaliações. Ao mesmo tempo, o professor sabe que a denúncia formal pode prejudicar o relacionamento no corpo docente e até criar um ambiente hostil para ele e o aluno. Considerando os princípios éticos da profissão, qual é a atitude mais correta que o professor deve adotar?