Filtrar


Questões por página:
Os níveis de escrita na alfabetização, de acordo com a Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, descrevem o processo pelo qual as crianças passam ao aprender a ler e escrever. Observe cada hipótese e associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

I. Pré-silábica II. Silábica III. Silábica-alfabética IV. Alfabética V. Ortográfica

( ) É o nível em que as crianças têm um controle mais sólido sobre as convenções ortográficas. Elas são capazes de escrever corretamente a maioria das palavras, sem erros ortográficos significativos;

( ) As crianças usam a escrita convencional. Entendem as relações entre letras e sons e geralmente soletram palavras de acordo com as regras ortográficas, mas ainda podem cometer erros ocasionais;

( ) As crianças combinam sílabas com letras individuais e representam a maioria dos sons corretamente. No entanto, podem escrever sílabas completas e, em outras, colocar uma letra para representar a sílaba;

( ) As crianças começam a associar letras a sons, o que significa que cada sílaba da palavra é representada por uma letra;

( ) As crianças geralmente usam garatujas ou símbolos para representar palavras.



A sequência correta é:
De acordo com os Parâmetros para a Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil Cearense (2021), a Educação Infantil se concretiza na parceria da escola com as famílias, que, colaborativamente, realizam um projeto educativo visando ao desenvolvimento integral das crianças. Dos mecanismos abaixo, qual não garante uma boa comunicação com as famílias na Educação Infantil?
Assinale a alternativa correta:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão organizados em ciclos de:
mostrar texto associado
Assinale a alternativa correta: