Filtrar


Questões por página:
Bullying é uma prática de atos de violência sejam físicos ou psicológicos, que são cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima. Sobre as consequências deste ato, é CORRETO afirmar:

Tanto a Didática como a Metodologia estudam os métodos de ensino, no entanto, o que as diferem são os pontos de vista que cada um possibilita. Analise as afirmativas e marque a opção CORRETA.


( ) A metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os com juízo de valor.

( ) A didática faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino.

( ) Podemos ser metodológicos sem sermos didáticos.

( ) Metodologia é o “para que este ensino será utilizado” e Didática é “como o ensino será aplicado”.

O ensino é um processo caracterizado pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em relação ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e com isso, a aplicação à sua vida prática. Por isso, é CORRETO afirmar, que o processo de ensino é:

Diariamente, os meios de comunicação mostram notícias relacionadas aos conhecimentos científicos, principalmente após o desenvolvimento tecnológico. Docentes em Biologia, com a finalidade de desenvolver com os estudantes o espírito crítico e um entendimento amplo sobre o uso das tecnologias, podem usar na sala de aula notícias como “Ministro brasileiro apoia clonagem terapêutica” (Folha de São Paulo,2002).


Com essa notícia, o docente poderá iniciar uma discussão sobre

No passado, o ensino se caracterizava pela memorização de conteúdo fragmentado em todas as disciplinas, porém, esse modelo de ensino se mostrou ineficaz e novas alternativas foram surgindo. Através da mudança de paradigma na educação, surge a preocupação de ensinar o conteúdo desenvolvendo as competências e habilidades dos estudantes. Sendo assim, cada disciplina buscou desenvolver as habilidades importantes para seu aprendizado. Sobre as habilidades para o ensino de ciências, analise as afirmativas a seguir:


I. Reconhecer que a leitura e a interpretação de um texto é dependente do sujeito, fazendo com que a leitura ganhe significados diversos, específicos da vivência individual.

II. Compreender que as imagens possibilitam o estabelecimento de um diálogo entre formas, cores, volumes, texturas e realidades.

III. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos, que foram verificados através da observação e da experimentação.

IV. Reconhecer a pessoa e sua transcendência, identificando, no mundo em que vive, outras dimensões além de a si mesmo, o outro e o hierático.

V. Relacionar fenômenos, fatos, processos e ideias, elaborando conceitos, identificando padrões e diferenças, construindo generalizações.


Assinale