Filtrar


Questões por página:
A partir da Lei n.9.475/97, o Ensino Religioso passou a ser considerado um componente curricular responsável por assegurar o conhecimento e o respeito à diversidade religiosa. As Ciências da Religião são a área de conhecimento que passou a respaldar esses conteúdos.

Com base na normativa citada, é correto afirmar que o Ensino Religioso
Leia o trecho a seguir sobre o ensino religioso.

O Ensino Religioso é compreendido como educação sobre a religiosidade humana, devendo tratar pedagogicamente do conhecimento espiritual que existe entre e para além de todas as tradições místicas, religiosas e não religiosas, tematizando seus conteúdos simbólicos nos espaços e tempos sagrados, bem como os valores que as espiritualidades, na prática, desenvolvem através da história. Trata-se, então, de comparar criticamente e interpretar os fatos – também religiosos – nos seus contextos históricos, em busca de significados mais profundos para esse patrimônio cultural da humanidade que são as espiritualidades filosóficas e religiosas.

ARAGÃO, G.; SOUZA, M. Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Estudos Teológicos, São Leopoldo, 2018, v.58, n.1, p.43.

As afirmativas a seguir caracterizam corretamente as dimensões do Ensino Religioso, com base no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.
As matrizes africanas originaram diversas formas de manifestações sagradas. No Brasil, além do candomblé e da umbanda, existem adeptos de tradições como jarê, terecô e xangô, entre outros, que se diferenciam quanto a rituais e história, ainda que compartilhem influências e filosofias vindas da África.

A respeito das religiões de matriz africana, assinale a afirmativa que descreve corretamente uma de suas características.
Em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.519, que instituiu o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente em 21 de março.
Por “tradições das raízes de matrizes africanas e nações do candomblé” entende-se
O xamanismo dos povos indígenas das terras baixas da América do Sul é um sistema complexo de crenças, práticas e rituais. Embora existam diferenças entre os povos, avalie as afirmativas a seguir a respeito de suas características comuns e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os xamanismo e pajelança podem ser considerados equivalentes quando usados para indicar a função de mediação entre o mundo humano e o mundo dos espíritos.
( ) A mediação exercida pelos xamãs amazônicos é um meio para conectar os humanos viventes aos espíritos humanos e animais que fazem parte das cosmologias indígenas.
( ) As entidades com as quais os xamãs indígenas se relacionam são deuses que encarnam ou que detêm poderes sobre fenômenos naturais e para os quais são realizados os sacrifícios e erigidos templos.

A sequência correta, de cima para baixo, é: