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Sobre didática e organização do ensino, assinale a afirmativa incorreta.
O atual momento histórico tem recebido várias denominações: sociedade pós-moderna, pós-industrial ou pós-mercantil, sociedade do conhecimento. Alguns preferem entender que o tempo presente é de uma modernidade tardia. Para os objetivos deste texto, utilizarei a expressão “pensamento pós-moderno”. Embora eu não esteja convencido de que nosso tempo seja marcado por uma ruptura com a modernidade, estou certo de que vivemos um conjunto de condições sociais, culturais, econômicas peculiares que afetam todas as instâncias da vida social, de modo a ser admissível afirmar que vivemos numa condição pós-moderna. LIBÂNEO,2005.
As opções a seguir apresentam alguns traços do momento descrito que marcam o desenvolvimento das tendências pedagógicas contemporâneas, à exceção de uma. Assinale-a
Decora-se que uma loja, por exemplo, fica na Rua da Glória; conquistei uma “informação” que, dependendo das circunstâncias, poderá ter um valor pessoal. Mas se vivi minha infância na Rua da Glória, em verdade aprendi-a e esse “conhecimento” sempre me ajudará quando descobrir outras ruas e, assim, comparando, analisando, descrevendo e percebendo essas descobertas com a rua de minha infância.

ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes,2008, p.158.

A partir da leitura do texto supracitado, depreende-se que
É sabido que aprender-ensinar-aprender, processo em que mulheres e homens ao longo de suas vidas fazem e refazem seus jeitos de ser, viver, pensar, os envolve em trocas de significados com outras pessoas de diferentes faixas etárias, sexo, grupos sociais e étnico-raciais, experiências de viver. Tratar, pois, de ensinos e de aprendizagens é tratar de identidades, de conhecimentos que se situam em contextos de culturas, de choques e trocas entre jeitos de ser e viver, de relações de poder.

FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnicoraciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p.13.

As opções abaixo apresentam as finalidades de se estreitar as relações entre pessoas de diferentes grupos étnico-raciais, à exceção de uma. Assinale-a:
A palavra “autonomia” vem do grego e significa capacidade de autodeterminar-se, de autorealizar-se, de “autos” (si mesmo) e “nomos” (lei). Autonomia significa autoconstrução, autogoverno. A escola autônoma seria aquela que se autogoverna. Mas não existe uma autonomia absoluta. Ela sempre está condicionada pelas circunstâncias, portanto a autonomia será sempre relativa e determinada historicamente.

GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez,2002, p.10.

Tendo como base a noção de autonomia relacionada ao contexto da educação, avalie as afirmativas que se seguem:

I. O modelo de ensino calcado na pedagogia tradicional representa um esforço em busca da construção da autonomia.
II. O ensino comprometido em desenvolver a autonomia possui a presença predominante do diálogo em seus métodos e técnicas.
III. Promover a autonomia na educação das crianças possui desdobramentos políticos, pois é um exercício concreto de preparação para a vida do cidadão.

Está correto o que se afirma em