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Nos currículos escolares, os projetos que operacionalizam a metodologia de ensino devem garantir intervenções educativas estimulantes ao processo de desenvolvimento e da constituição do educando como futuro cidadão. De acordo com Luckesi (2011, p.61) “Não há prática de acompanhamento da aprendizagem do educando mediante a avaliação que não esteja comprometida com determinada concepção pedagógica, a qual estabelece uma direção para o agir pedagógico”. E continua a explicar sobre projeto de ensino para aprendizagem escrevendo que “Não há como fugir a essa estrutura, pois a prática pedagógica, (...), é dirigida por um projeto, isto é, ______” (p.61). [LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico.1 ed. - São Paulo: Cortez,2011]
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
Consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem:

I - dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos.

II – altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.

III- facilidades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis;
O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado prevendo na sua organização, EXCETO:
Analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:

I – a alfabetização e o letramento.

II – o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, da Ciência, da História e da Geografia.

III – a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
No que se refere à Resolução CNE/CEB 04/2009, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno.
II – Alunos com deficiência são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
III – Alunos com altas habilidades/superdotação são aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas.