Filtrar


Questões por página:
Em uma conferência sobre educação inclusiva, a professora do Ensino Fundamental Isabela assistiu uma mesa redonda da qual participava Edilene Aparecida Ropoli, que é considerada uma grande estudiosa do tema. Em sua introdução, Ropoli citou o seu trabalho A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva, publicado em 2010, que afirma: “A educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças. Nas escolas inclusivas, ninguém se conforma a padrões que identificam os alunos como especiais e normais, comuns. Todos se igualam !”
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto.
Na leitura de Cavaliere (2014), torna­se cada vez mais acentuada a discussão e a demanda pública por uma escola de tempo integral. No entanto, o modo como essa proposta é efetivada pode ou não colaborar para a qualidade da educação oferecida. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde à visão da autora para esse problema.
Refletindo sobre possíveis dificuldades na realização do papel social e educacional das escolas, Barbosa (2007) entende que a lógica dos processos de socialização das crianças pequenas pode explicar algumas das barreiras. Nesse contexto, assinale a alternativa convergente às ponderações da autora.
Frade, Araújo e Glória (2018, p.63) afirmam que a “multimodalidade é entendida como o uso de variados modos de representação que se articulam para a construção do sentido do texto”. Para as autoras, como esse conceito de multimodalidade se relaciona com o advento da cultura digital e os desafios da alfabetização?
Mantoan (2013) enuncia como mote da inclusão “garantir o direito à diferença na igualdade de direitos à educação”. Qual das práticas sugeridas melhor se articula à ideia da autora sobre uma educação inclusiva?