Filtrar


Questões por página:
Nóvoa (2009, p.30­31) estabelece o tato pedagógico como “essa capacidade de relação e de comunicação sem a qual não se cumpre o ato de educar. E também essa serenidade de quem é capaz de se dar ao respeito, conquistando os alunos para o trabalho escolar”. O autor conclui que “Saber conduzir alguém para a outra margem, o conhecimento, não está ao alcance de todos”. O tato pedagógico evidencia a tônica de uma disposição construída, que conforme propõe Nóvoa, articula
mostrar texto associado
Uma professora comentou que os meninos que ocupam as aulas de reforço e repetem na escola também são, na maioria, negros. Tomando essa fala a partir de uma perspectiva antirracista, é correto afirmar ser fundamental
José, após um conflito em quadra, recorre ao professor, dizendo: “Luís me xingou de negro”. A partir do que discute Souza (in: Cavalleiro,2001), qual resposta seria a mais apropriada para ser empregada pelo professor, junto à sua correta justificativa?
Rosa, professora do primeiro ano do fundamental, realizou uma avaliação logo na segunda semana de aula. Questionada por um colega sobre essa conduta, ela respondeu que “Na minha perspectiva pedagógica, que é construtivista, é necessário avaliar logo no início do processo”. Assinale a alternativa que analisa corretamente a fala da professora de acordo com o que Weisz (1999) apresenta sobre avaliação.
Uma escola em Rio Claro decidiu propor um novo projeto político­pedagógico (PPP) ao avaliar que o documento anterior não mais refletia a concepção de educação e sua relação com a sociedade no entender da equipe escolar. Com base no que discute Veiga (2009) a respeito do PPP, assinale a alternativa correta sobre essa mudança.