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Mantoan (2013), no debate acerca da inclusão escolar, argumenta a favor de uma pedagogia da diferença. Identifique, dentre as alternativas a seguir, aquela que descreve uma prática que esteja alinhada a essa perspectiva.
O grêmio estudantil de uma escola se reuniu para propor um evento voltado às discussões de gênero e à sua relação com desafios como o fracasso do aluno e a violência escolar. Caio propôs uma ação voltada à pauta das masculinidades, o que gerou controvérsias no grupo. Qual fala seguinte expressa uma posição coerente com o que defende Carvalho (2003), tendo em vista uma educação para o respeito à diversidade e ao convívio com as diferenças?
Jonas, professor de Matemática recém-chegado a uma escola municipal, afirmou ter preocupação com os altos índices de reprovação que sua disciplina apresentava na unidade de onde veio. Diante dessa inquietação, Márcia, professora experiente de seu novo grupo, indicou a ele a leitura de Alavarse (2009) pela problematização que o texto coloca acerca da organização do Ensino Fundamental em ciclos. Assinale a alternativa que apresenta o que defende o autor a respeito da ligação entre os ciclos e a repetência.
Muito se discute a respeito da gestão democrática da escola e sua relação com o projeto político pedagógico (PPP). De acordo com Veiga (2009), a construção, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico requerem
Paro (2001, p.94), ao discutir qualidade e produtividade no contexto escolar, afirma que “Não tem sentido [...] identificar a aula ou o processo pedagógico escolar como o produto da escola. A aula é uma atividade – o processo de trabalho –, não o seu produto”. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que indica corretamente o que se pode considerar a produtividade do trabalho da escola.