Questões de Concurso
Filtrar
4.160 Questões de concurso encontradas
Página 563 de 832
Questões por página:
As sequências didáticas devem promover a aprendizagem. A respeito das sequências didáticas, julgue o item a seguir.
Para que as sequências didáticas sejam válidas, elas devem, entre outros aspectos, provocar um conflito cognitivo e promover a atividade mental do aluno.
Há três perspectivas subjacentes às teorias de aprendizagem: a comportamentalista, a humanista e a cognitivista. Em relação a essas perspectivas, julgue o item a seguir.
A perspectiva cognitivista se ocupa da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação envolvida na cognição.
Com base em referênciais da chamada filosofia da práxis e das abordagens críticas do campo do currículo, é possível afirmar que há uma complexa relação entre currículo e interdisciplinaridade. Sobre a interdisciplinaridade, julgue o item a seguir.
Como princípio (imanência) que manifesta o movimento do real, portanto, da gênese da produção histórica do mundo e do conhecimento, e como método (exterioridade) que orienta certa organização do mundo e dos saberes por intermédio das linguagens, a interdisciplinaridade curricular somente se efetiva no âmbito da prática dos sujeitos como atos de aprendizagem e de apropriação mediada do mundo.
Os públicos escolares (professores, funcionários e alunos) são sujeitos socioculturais que trazem para a escola seus modos de ser, pensar e agir. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.
A escola é um lugar rico de possibilidades, em que professores e alunos atuam juntos no sentido de efetuar trocas simbólicas e permitir o enriquecimento da cultura na qual estão inseridos.
Os públicos escolares (professores, funcionários e alunos) são sujeitos socioculturais que trazem para a escola seus modos de ser, pensar e agir. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.
A abertura ao diálogo com a comunidade atendida possibilita compartilhar responsabilidades que são de todos.