Filtrar


Questões por página:
“[...] define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, [...] deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade escolar e qual formação querem para quem ali estuda. Sua elaboração ajuda a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. [...] Quando todos enxergam de forma clara qual é o foco de trabalho da instituição e participam de seu processo de determinação, viram verdadeiros parceiros da gestão.”
O texto acima refere-se ao:
Sobre desenvolvimento e aprendizagem nos primeiros anos de vida tem-se as seguintes afirmações:
I. Para entender as aquisições que os meninos e as meninas podem fazer no decorrer dos anos da educação infantil, convém definir como consideramos o processo de aprendizagem das crianças e, também, as relações que podemos verificar entre a aprendizagem e o desenvolvimento. II. O desenvolvimento refere-se ao crescimento que corresponderia basicamente aos aspectos biológicos, físicos e evolutivos das pessoas, ou seja, às mudanças quantitativas como alongamento dos ossos e aumento de peso corporal. III. Crescimento, maturação e desenvolvimento são conceitos ligados às mudanças nos componentes físicos, mental, emocional e social do indivíduo que influenciam a aprendizagem IV. A aprendizagem se refere aos processos mediante os quais mudamos condutas, maneiras de agir e de responder, incorporamos novos conhecimentos, valores e habilidades que são próprias da cultura e da sociedade em que vivemos.
Analisando as afirmações apresentadas, é correto afirmar que:
“Para os autores adeptos dessa concepção, toda atividade educacional deve ser [...] sempre problematizadora e proporcionar ao aluno uma compreensão ampla dos contextos nos quais o problema se insere, mobilizando-o para perceber-se como parte integrante desse conjunto complexo que é a sociedade. A relação professor-aluno é igualitária e democrática, o professor deve ser crítico, questionar os valores da cultura dominante, instigando os alunos para que eles mesmos se tornem produtores de cultura.”
O texto apresentado refere-se à concepção pedagógica conhecida como:
Conceitue cada uma das afirmações abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F).
(__) Na gestão escolar democrática a participação de todos os membros da comunidade escolar resulta em uma construção mais qualificada de conhecimentos e melhor estruturação das relações internas e externas. (__) A orientação educacional deve considerar a influência das relações interpessoais sobre a aprendizagem, avaliar tais relações e assessorar os professores no acompanhamento de suas turmas. (__) A orientação educacional visa também aproximar a família da escola e trazer a realidade do aluno para o planejamento curricular, mobilizando comunidade, família e escola para a reflexão coletiva sobre a prática pedagógica. (__) Cabe ao Agente Educacional fiscalizar a atuação de professores quanto à correta aplicação das diretrizes constantes do Projeto Político Pedagógico, a fim de evitar desvios dos objetivos educacionais propostos.
A partir dos conceitos atribuídos às afirmações acima, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Assinale a alternativa correta sobre a relação entre didática e prática de ensino.