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Em 1994, foi realizada uma conferência de extrema importância para a Educação Especial, a qual proclamou que as escolas regulares seguissem orientações para uma orientação inclusiva, que combatesse com maior eficácia os meios discriminatórios, dando aos alunos especiais o direito ao acesso à escola regular. Essa Conferência deu origem à Declaração de
Sabe-se que a gestão democrática é entendida como princípio que orienta os processos e procedimentos administrativos e pedagógicos, no âmbito da escola e nas suas relações com os demais órgãos do sistema educativo de que faz parte. Referente à gestão democrática na escola, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, os sistemas de ensino devem matricular todos os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Dessa forma, cabe às escolas organizarem-se para o atendimento desses estudantes, garantindo as condições para uma educação de qualidade para todos, devendo considerar suas necessidades educacionais, pautadas nos princípios:
Na elaboração do projeto político-pedagógico é necessário lidar com temas significativos que se relacionem com problemas e fatos culturais relevantes da realidade em que a escola se insere. Assim, entendendo o currículo como fundamental para a realização de um trabalho pedagógico eficaz, referente a como o Projeto Político-Pedagógico deve ser constituído, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a educação deve ser norteada por seis princípios. Considerando esses princípios, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A educação não tem a função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em todos os espaços sociais. ( ) A escola, como espaço privilegiado para a construção e consolidação da cultura de direitos humanos, deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos. ( ) A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo, democrático e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade. ( ) A educação em direitos humanos não faz parte dos eixos fundamentais da educação básica. ( ) A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais.