Filtrar


Questões por página:
O estudante adulto produz a própria aprendizagem e tem grande capacidade para atender a proposta das intervenções educativas. Algumas hipóteses sobre a andragogia consideram elementos que procuram facilitar e articular a aprendizagem dos adultos. Uma destas hipóteses é a iniciativa, favorecendo o exercício da autonomia no processo de ensino e o “incentivo à criatividade, à capacidade de assumir novas competências, e a sensibilidade para novos desafios e descobertas” (ROCHA, 2012)”. O papel dos professores ao considerarem este pressuposto será ___________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A metodologia para desenvolver as intervenções educativas com o estudante adulto, devido as suas experiências e vivências, difere do ensino planejado para as crianças e adolescentes. A prática esperada no ato de ensinar será exercitar a compreensão e escolher instrumentos para operacionalizar o currículo estabelecido em função da necessidade dos estudantes adultos. Assinale a alternativa correta sobre a importância da andragogia.
Tomando a citação “(...), tematizar um esquema de ação, tendo ele sido apenas meio ou instrumento para outras ações ou acontecimentos, implica inverter essa situação (ser meio para outros fins). (...), tem-se que reconstituí-lo, transformá-lo, tomar consciência de suas características e do quão bem ou mal ele cumpre suas funções. ” (Macedo,2010). A abordagem apresenta uma visão construtivista estruturada por meio de um trabalho que exige descentralizar e coordenar os diferentes pontos de vista produzidos no processo para adquirir o conhecimento.
Leia abaixo, o conceito de tematizar para o autor.
“Tematizar é por isso, _________ um novo conhecimento, para um velho e ignorado saber, reduzido à sua boa ou má ________ instrumental.
(Macedo, Lino. Ensaios construtivistas.6 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo,2010. Coleção Psicologia e educação. Dirigida pelo autor. P.16.)

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
O estudo de novos procedimentos didáticos, reorganização da dinâmica no ato de ensinar e a visão mais ampla sobre a trajetória do ato de aprender, indicam a existência de uma carência nítida do ensino tradicional. Assim, os procedimentos didáticos vão contribuir para formação do estudante: protagonista e formador do próprio conhecimento. Assim, analise as afirmativas abaixo.
I. Mobiliar a memória mais do que fomentar a produção dos saberes.
II. A formação de estudantes pesquisadores. Investigando as respostas à questão.
III. A formação de estudantes bons ouvintes. A opção de escolha e reflexão sobre o processo de aprendizagem e do educador.
IV. O importante é a ação de ler ou interpretar os textos.

Estão corretas as afirmativas.
A construção da relação professor e aluno corrobora com o conceito de integração nas metodologias ativas. Operacionalizando o acolhimento, a inclusão e a união. A este respeito, assinale a alternativa incorreta