Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Problemas com o ensino da evolução biológica' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto procura deixar claro para o leitor que as colocações dos professores, acessadas mediante questionários, apontaram problemas com o material didático e com o currículo escolar, além da falta de preparo dos alunos para a compreensão desse assunto, que são fatores que dificultam o ensino da evolução biológica nas escolas.
II. Após a análise do texto, é possível concluir que as concepções equivocadas, que simplificam a complexidade da natureza, são muito difundidas em várias partes do mundo, provavelmente porque elas parecem lógicas e fáceis de compreender, e essas concepções acabam por facilitar o ensino da evolução biológica nas escolas.
III. Após a análise do texto, é possível inferir que as concepções lamarckistas compreendem o entendimento de que a evolução biológica é difusa, análoga, e que ocorre em populações (não em indivíduos).
Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Problemas com o ensino da evolução biológica' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto apresenta ao leitor a ideia de que, no final de 2008, o Ministério da Educação reforçou sua posição no debate relativo ao ensino do criacionismo nas escolas do país, determinando que esse modelo não deve ser apresentado em aulas de ciências, como fazem alguns colégios privados, em geral confessionais.
II. O texto leva o leitor a concluir que o Brasil apresenta medidas educacionais de caráter não-científico, como a contratação de professores de religião para ensinar sobre a origem e diversificação da vida, e a sugestão equivocada de que a teoria do “planejamento inteligente” (intelligent design) é científica.
III. Uma das ideias presentes no texto é a de que as dificuldades dos professores que trabalham conteúdos de evolução biológica no Ensino Médio em Brasília (DF) foram levantadas em 1997, e parcialmente publicadas no artigo “Teaching evolutionary biology” (Genetics and Molecular Biology, Vol.27,2004) por Rosana Tidon e Richard C. Lewontin.
Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O educador, ao desenvolver um trabalho em torno do tema "Ética" na escola, deve organizar-se de forma a possibilitar que os estudantes sejam capazes de adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, inclusive no ambiente escolar, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista.


II. A educação do ser humano, para a cidadania, deve levar em consideração a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. A concepção interacionista da psicologia na educação assume que a aprendizagem não é afetada pela interação entre o indivíduo e o ambiente.

II. A gestão escolar está desassociada da distribuição de funções e atribuições, na relação interpessoal de trabalho, e veda a partilha do poder.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Criar consciência crítica e tomar decisões responsáveis a respeito de sua sexualidade são objetivos da orientação sexual dos alunos no espaço escolar.

II. Há a avaliação da aprendizagem dos estudantes, em que o professor tem um protagonismo central, mas há também a necessária avaliação da instituição como um todo, na qual o protagonismo é do coletivo dos profissionais que trabalham e conduzem um processo complexo de formação na escola, guiados por um projeto político-pedagógico coletivo. E, finalmente, há ainda a avaliação do sistema escolar, ou do conjunto das escolas de uma rede escolar, na qual a responsabilidade principal é do poder público. Esses três níveis de avaliação não são isolados e necessitam estar em regime de permanentes trocas, respeitados os protagonistas, de forma que se obtenha legitimidade técnica e política.

Marque a alternativa CORRETA: