Filtrar


Questões por página:
Infelizmente, a história de vida de muitas crianças é permeada por violência e maus tratos onde o abuso sexual configura se como um deles. Este tipo de maus-tratos ocorre em todo o mundo e em todas as classes socioeconômicas sendo, portanto, uma grave problemática diante dos seus possíveis efeitos. Na maioria das vezes a violência é perpetrada por familiares próximos à criança ou pessoas que fazem parte do seu convívio social, o que pode acarretar sérios reflexos no estabelecimento de seus vínculos afetivos e em sua percepção de mundo, bem como de si mesma (PEREIRA, et al.,2021). Considerando possíveis atuações do profissional de psicopedagogia no contexto do abuso sexual infantil, assinale a alternativa incorreta.
Com respeito à ética profissional, definida em conformidade com os princípios morais aceitos e assumidos em determinado ramo profissional, julgue as características relacionadas abaixo classificando-as como compatíveis (C) ou incompatíveis (I) com a postura ética do cuidador de aluno:
( ) Respeito. ( ) Cordialidade. ( ) Incúria. ( ) Morosidade. ( ) Decoro.
Está correta a sequência indicada em:
A rotina – que é a estruturação do tempo passado na escola (PROENÇA,2004) – pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Existem rotinas rígidas, monótonas, repetitivas, mecânicas e pouco participativas; estas devem ser evitadas a todo custo. Apesar disso, a rotina pode ser flexível, estimulante, dinâmica, criativa e envolvente. A rotina produz, sobretudo nas crianças menores, vários efeitos colaterais positivos, dentre os quais não é possível mencionar:
Os problemas de aprendizagem podem estar no próprio aluno ou fora dele. Um aluno que, ao fazer uma prova, por mais que se esforce, não consegue produzir um resultado satisfatório porque o assunto não lhe foi devidamente ensinado, é um exemplo clássico de problema de aprendizagem externo. Mas existem os problemas de aprendizagem internos (SIQUEIRA, Alisson. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Curitiba: Contentus,2020). Um deles, bastante conhecido, é a dislexia, definida como:
Adotados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL,1997), os temas transversais devem ser trabalhados não como um componente curricular específico a ser incorporado ao currículo da escola, mas como temáticas envolvendo questões sociais, que, por não terem sido devidamente contempladas pelas disciplinas convencionais, precisam permeá-las de forma mais capilarizada. Acerca desses conteúdos, pode-se afirmar que incluem as seguintes temáticas, exceto: