Filtrar


Questões por página:

“Discussões sobre a natureza e a importância da alfabetização em geral e da científica, em particular, atingem desde pesquisadores, trabalhando isoladamente, até instituições do porte e escopo da UNESCO que investem hoje grandes quantidades de recursos e procuram integrar a comunidade de educadores em ciências do mundo (...).”

(INEP,1992, p.6.)


Sendo uma temática relevante a ser trabalhada pelos professores de Ciências, o que seria “alfabetização científico-tecnológica”?

“Uma explosão em um laboratório na Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, deixou uma pessoa ferida. O professor de biologia fazia experimentos com produtos químicos durante a aula quando aconteceu a explosão, segundo informações do boletim de ocorrência, registrado na diretoria da escola. O professor foi socorrido e encaminhado ao hospital e o local foi interditado por conta do risco de contaminação.”


Esse incidente, relatado pelo G1 de Mato Grosso do Sul, nos mostra o risco que professores e alunos podem correr se práticas laboratoriais não seguirem condutas adequadas de segurança. Qual situação descrita a seguir ajuda a prevenir da melhor forma os acidentes laboratoriais?

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o professor deve selecionar conteúdos e escolher metodologias coerentes com as intenções educativas expressas nesse documento. Deve sair de uma metodologia que enfatiza somente a memorização para uma que busca desenvolver capacidades e potencialidades que permitam ao aluno o exercício pleno da cidadania. Tal tarefa não é simples e envolve o preparo do professor.


A importância do aprimoramento curricular na oficina “como utilizar o cinema na sala de aula” reflete a necessidade de pedagogia ampliada, enfatizando qual relação a seguir?

Nos PCNs, as competências e habilidades a serem desenvolvidas em Biologia apresentam intenções educativas que estão bem delimitadas em três áreas. Relacione adequadamente essas áreas às informações correspondentes.

 

1. Representação e comunicação.

2. Investigação e compreensão.

3. Contextualização sociocultural.

 

( ) Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.

( ) Expressar dúvidas, ideias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.

( ) Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.

 

A sequência está correta em

A escola está chamada a ser, nos próximos anos, mais do que um lócus de apropriação do conhecimento socialmente relevante, o científico, um espaço de diálogo entre diferentes saberes — científico, social, escolar etc. – e linguagens. De análise crítica, estímulo ao exercício da capacidade reflexiva e de uma visão plural e histórica do conhecimento, da ciência, da tecnologia e das diferentes linguagens. É no cruzamento, na interação, no reconhecimento da dimensão histórica e social do conhecimento que a escola está chamada a se situar. Neste sentido, é INCORRETO afirmar que: