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“Atualmente está em voga falar em aprendizagem ativa e metodologias ativas. Em poucas palavras, o sentido dessas expressões está relacionado a colocar o aluno como protagonista da aprendizagem, construindo o conhecimento em situações práticas. A aprendizagem ativa pode ser definida como: ‘atividades que ocupam o aluno em fazer alguma coisa e, ao mesmo tempo, o leva a pensar sobre as coisas que está fazendo’.”

(Bonwell, Eison,1991; Silberman,1996.)


Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

“Pedrinho brinca de comidinha durante um momento de recreação na escola. A professora da classe se preocupa. Este menino estava sendo desvirtuado e, certamente, ia acabar ‘virando’ gay. O garoto, questionado sobre o porquê gostava tanto de brincar de cozinha, responde: ‘é porque eu quero ser chapeiro igual ao meu pai. O papai trabalha na chapa da padaria. Ele faz cada bife, professora!’ Apesar do nome fictício, o caso entre a professora e Pedrinho é real e ele se repete em outras escolas enquanto você lê esta matéria.”


O olhar de preconceito de nossa sociedade está à espreita em todos os cantos, e as instituições de ensino nem sempre escapam dessa afirmação: 99,3% das pessoas em ambiente escolar são preconceituosas, segundo pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No exemplo, a preocupação da professora pode ser considerada:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que a avaliação no ensino fundamental é: Assinale a alternativa CORRETA.
“Trabalhar a ciência geográfica no ambiente escolar permite desenvolver conceitos de investigação que estão inseridos no ato de planejar. É importante a refexão sobre o ato de planejar, bem como sobre o resultado disso, pois serve, principalmente, para facilitar os procedimentos metodológicos em sala de aula”. (Adaptado).
Fonte: LOPES, J. S. F. Metodologia do Ensino de História e Geografa – professor-pesquisador em educação geográfca. Curitiba: Editora InterSaberes,2012.
Com relação a esse processo de construção do conhecimento, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir.
( ) Em função do ato de planejar deve haver a idealização das atividades. E para conseguir um resultado no processo avaliativo deve-se trabalhar com as situações que vão surgindo na sala de aula e adaptando-as. Deve-se, ainda, aproveitar para instigar os alunos com a finalidade de conhecimento; ( ) É importante utilizar procedimentos e operações que possibilitem a explicação e interpretação dos fenômenos por meio da experimentação, ou pela observação, mas que deem suporte aos princípios da generalização que sejam suportados por leis ou sirvam de base a comparativos de análises. ( ) No sentido de dar sequência às atividades, deve-se trabalhar com hipóteses, para exercitar a utilização do método científico e a sua aplicabilidade no universo conhecido, trazendo para a pesquisa as particularidades do ambiente dos alunos. ( ) Quando surgirem novas realidades e questionamentos, deve-se trabalha-los dentro do que já existe quanto metodologia científica para a formulação de conceitos e organização de ideias, postulados e questionamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o Mundo.” Tendo como princípio esta ideia de Paulo Freire, analise as afirmações a seguir a respeito do que podemos dizer que o ensino de Historia é: I. A conscientização do aluno enquanto sujeito – histórico, capaz de entender sua temporalidade e reconhecer sua força de ação na construção do processo histórico. II. É a capacidade de adquirir o máximo de informações sobre o passado que lhe permitam o melhor viver num futuro. III. O ensino de História deve ser capaz de conscientizar o sujeito de sua temporalidade, permitindo reconhecer a si próprio e o outro, constituindo assim a domínio de apreender com o de fora, com a alteridade.
Estão corretas as afirmativas: