Filtrar


Questões por página:
O PNAIC (2015) adota a abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, buscando favorecer situações propícias de aprendizagem do funcionamento do sistema de escrita alfabética, de modo articulado e simultâneo às aprendizagens relativas aos usos sociais da escrita e da oralidade. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) O PNAIC defende que a alfabetização é o processo em que as crianças aprendem não somente a ler e a escrever, mas também a falar e a escutar em diferentes contextos sociais. ( ) É um dos objetivos do PNAIC compreender os pressupostos da defesa do trabalho sistemático para o ensino do Sistema de Escrita Alfabética, com vistas a garantir os direitos de aprendizagem das crianças, no Ciclo de Alfabetização. ( ) É necessário refletir sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento e suas implicações para a ação docente. ( ) Não é parte dos objetivos refletir sobre as inter-relações entre oralidade e escrita, ainda que esta inter-relação seja considerada como existente pelo PNAIC. ( ) O PNAIC busca refletir sobre o ensino da leitura e da escrita no Ciclo de Alfabetização, para compreender os dois processos e suas interligações. ( ) Refletir sobre a integração entre Língua Portuguesa e os demais componentes curriculares, bem como planejar situações didáticas interdisciplinares não é parte dos objetivos do PNAIC.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
Na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC,2015), a inserção das crianças em situações desafiadoras e contextualizadas para o efetivo uso da linguagem escrita: I. Não pode prescindir da compreensão, por elas, dos princípios do sistema de escrita alfabética (SEA). II. Considera a autonomia na leitura e na escrita como condição necessária à ampliação de suas práticas de letramento e ao aprofundamento de seus conhecimentos nas diversas áreas. III. Acentua que é prioritário o trabalho que garanta o domínio do sistema de escrita, de modo articulado ao domínio de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos. IV. Considera necessária a clareza de objetivos e metas curriculares, para cada ano do ciclo, como instrumento de suporte à organização didática dos professores. V. A definição dos direitos de aprendizagem no primeiro ciclo, particularmente nos eixos de trabalho de Língua Portuguesa, não é enfatizada como uma das contribuições do PNAIC para o enfrentamento do analfabetismo nas escolas brasileiras.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
A Etnomatemática pode ser considerada uma abordagem histórico-cultural da disciplina, na qual a matemática deve ser compreendida não apenas como uma constituição social, mas também como uma construção histórica e política. Analise as seguintes afirmações acerca da Etnomatemática: I. Os povos em suas diferentes culturas possuem inúmeras maneiras de trabalharem o conceito matemático e todos os conhecimentos produzidos pelos grupos sociais são válidos. II. a Etnomatemática não se trata de um método de ensino nem de uma nova ciência, mas de uma proposta educacional que estimula o desenvolvimento da criatividade, conduzindo a novas formas de relações interculturais. III. A Etnomatemática trata-se de uma vertente que busca identificar manifestações matemáticas nas culturas periféricas e tem como referências categorias própria de cada cultura.
Assinale a alternativa que indica quais destas afirmações estão corretas:

Os encontros culturais são alternativas para desenvolver um trabalho didático com jovens e adultos apresentando a cultura popular à qual pertencem e na qual foram formados e que se revela, muitas vezes, na expressão em seu modo de ser e atuar no mundo. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas lacunas correspondentes.


( ) A escola e a sala de aula precisam abrir espaço e tempo para que essa cultura se espalhe e seja difundida.

( ) O ritmo particular para os encontros culturais dispõe da necessidade na rotina dos alunos com marcas bem particulares e variadas.

( ) Nos encontros culturais tem-se aprendizado informal, construído pela experiência do aluno ou grupo, na sua comunidade ou na família.

( ) Nos encontros culturais há troca de saberes entre as pessoas interessadas em aprender e em ensinar.

( ) Quando a escola abre esse espaço, está legitimando uma forma cultural que a coloca no mesmo patamar de importância que as culturas eruditas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

A educação em Artes propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana. Nesse sentido, é correto afirmar: