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Precisamos preparar o homem para indagar e resolver por si seus próprios problemas.

Nesta frase do educador Anísio Teixeira, os termos “preparar” e “resolver” correspondem, quando presentes em um planejamento pedagógico, a ações relativas, respectivamente, a

Considere a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A imagem provém de um tumblr intitulado “Português para executivos”, que brinca com estrangeirismos de origem na língua inglesa para uso empresarial. A interdisciplinaridade NÃO serve de base para uma aula cujo planejamento se paute exclusivamente em:

Hilton Japiassu, em Interdisciplinaridade e patologia do saber (1976), assinala que a interdisciplinaridade é uma resposta a um processo de desintegração crescente do saber, que viria desde o advento da Idade Moderna. Das possíveis demandas que vêm, nos últimos tempos, mobilizando uma resposta a essa desintegração, conforme propostas pelo autor, é INCORRETO dizer que há uma demanda
Maria é uma jovem que acaba de completar sua licenciatura plena, em universidade legalmente reconhecida, com habilitação em Matemática. Está ansiosa para começar a dar aulas em uma escola. Quanto ao nível de ensino, Maria poderá trabalhar para
Eu trabalhava muito lá na sala de computação na questão até da produção do texto, né. Então o aluno produzia o texto em sala e ele ia até a sala de informática redigir esse texto, por quê? Porque um texto, quando você abre a caixa de texto lá no Word, você tem aquela parte de verde e vermelho... Então, quando ele escreve e tá o verde é algum problema de concordância, de regência, que é bastante interessante. Então o aluno, ele vai a partir daquela linha, mesmo sem saber a regra, ele começa a perceber o correto, e se sair vermelho é porque aquela palavra está escrita errada. (Professora Violeta)
(SANTOS, M.J. dos; Melo, M.A.; Gonçalves, M. de F. da C. Usos pedagógicos das novas tecnologias da informação e da comunicação na escola. In: Nascimento, I.V. do; Moraes, L.C.S. de; Bonfim, M.N.B. (Orgs.). Currículo escolar: dimensões políticas e pedagógicas. São Luís: EDUFMA,2010)
É correto afirmar que o processo descrito pela Professora Violeta prioriza